Venda de salgados congelados: um negócio lucrativo

Venda de salgados congelados: um negócio lucrativo

A venda de salgados congelados é uma ótima maneira de empreender — seja essa a sua principal atividade profissional ou pensada para gerar renda extra.

Afinal de contas, o setor vive em expansão. Só em 2021, o segmento cresceu quase 17% em comparação com o ano anterior.

E verdade seja dita: salgados para festa são excelentes produtos para empreender simplesmente porque eles vendem o ano inteiro. Basta caprichar nas suas receitas e no seu modelo de negócios.

Por isso, este post visa ajudar você a dar os primeiros passos para aprender como começar um negócio de salgados congelados. É só seguir com a leitura dos tópicos a seguir!

Por que garantir uma renda extra com salgados congelados?

O setor é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico do país, atingindo 10% do PIB. Para quem está à procura de um segmento seguro, com alta demanda e ainda espaço para crescimento, os salgados congelados podem ser uma excelente alternativa.

Sem falar que é uma área com espaço amplo para diferenciais competitivos, como receitas caprichadas que ninguém mais possui. Ou mesmo a ampla abertura para empreender em diferentes segmentos.

Isso porque, você pode realizar a venda de salgados congelados para diferentes setores ou ocasiões, como:

  • festas de aniversário;
  • eventos corporativos;
  • comércio de rua;
  • bares e lanchonetes;
  • supermercados;
  • petisco para o dia a dia.

Entre outras possibilidades que podem agregar ainda mais valor para você que está à procura de um negócio lucrativo para gerar renda extra e, quem sabe, obter autonomia suficiente para decolar em um novo ramo profissional.

Passo a passo para conquistar essa independência

Se você tem curiosidade e interesse em montar a sua própria fábrica de salgados congelados, entenda como dar os primeiros passos a partir das dicas que separamos para os empreendedores do segmento!

Entenda quem é o seu cliente

Você sabe onde deseja empreender? A venda de salgados congelados, como vimos, se reflete em múltiplas possibilidades e o direcionamento do seu negócio vai ditar o sucesso.

Afinal, não adianta “atirar para todos os lados” esperando atingir um alvo. Tenha especificidade e defina o seu público-alvo. Assim, fica mais fácil — e eficiente — bolar um planejamento estratégico a fim de construir a sua marca e abocanhar uma fatia cada vez maior do mercado.

Especifique se o salgado deve ser frito ou assado

Hoje em dia existem diversas máquinas capazes de ajudar a fazer salgados, como a massa modeladora e a empanadeira — além da sempre popular fritadeira.

E isso vai trazer muita definição para o seu negócio. Se você optar por salgados fritos, exclusivamente, o desenvolvimento da sua empresa vai caminhar em uma direção. Se optar pelos assados, em outra direção.

Se optar por um modelo híbrido, ótimo! Contudo, o planejamento e o investimento vão diferir. Daí, a importância em identificar as suas preferências e também a demanda do seu público-alvo — são fatores que naturalmente trazem respostas para as suas dúvidas.

Compre somente ingredientes de qualidade

Não tente competir em um mercado tão bem pontuado por marcas diferenciadas sem oferecer o mínimo de qualidade ao consumidor.

E isso passa diretamente pela composição de receitas com ingredientes de qualidade.

Ou seja: em vez de tentar oferecer produtos com preços baixíssimos a partir da aquisição de matéria-prima de baixa qualidade, veja quais outras opções podem ajudar a reduzir os custos.

Quer um exemplo? Com uma máquina para fazer salgados, você aumenta a capacidade de produção, otimiza e uniformiza suas unidades e garante uma precificação mais em conta com base no investimento.

Assim, dá para oferecer preços competitivos e ainda assim manter os ingredientes de qualidade para formular as suas sempre elogiadas receitas.

Tenha atenção com as regras da Anvisa

Assim como qualquer outro negócio, o setor de alimentos deve passar por uma série de boas práticas e regras que regulam um estabelecimento comercial.

Independentemente de você realizar a venda de salgados congelados para gerar renda extra ou como sua atividade primária, entenda quais são os requisitos para que o seu negócio assuma ares profissionais.

Do contrário, você pode enfrentar sanções e penalizações da Anvisa e de outros órgãos reguladores — o que vai prejudicar a sua marca e causar prejuízos múltiplos que vão dificultar os investimentos em novos produtos e no desenvolvimento do seu negócio.

Invista em uma boa rotulagem

Uma empresa que preza pela segurança do consumidor e a qualidade dos seus produtos deve se atentar a todos os detalhes. O que inclui a rotulagem dos salgados.

Nas embalagens, certifique-se de que constam todas as informações fundamentais para orientar o consumidor e/ou o revendedor.

Por exemplo:

  • informação de que trata-se de um produto congelado;
  • orientações de armazenamento;
  • ingredientes usados;
  • modo de preparo;
  • prazo de validade.

Isso tudo agrega uma experiência mais positiva para o consumidor final e você ainda estabelece uma boa relação com ele mostrando os diferenciais da sua marca já na embalagem do produto.

O que é preciso para começar a vender salgados congelados

Que tal conhecer, agora, algumas boas ideias para vender salgados congelados?

Com base em tudo o que vimos acima, você já tem uma boa base de como proceder para colocar o seu negócio em franco planejamento. Mas as dicas abaixo vão ajudar você a tirar as boas ideias do imaginário e colocá-las, efetivamente, em ação. Confira!

Planejamento

Sem planejamento comercial, dificilmente um negócio vai para frente. E estamos falando de um país cuja maioria das empresas não dura sequer dez anos

Então, lembre-se de configurar todo o planejamento da sua empresa — nenhum detalhe é supérfluo ou desnecessário. Alinhe-se ao seu mercado, ao perfil do cliente, à perspectiva de crescimento, ao orçamento, à análise de riscos e à montagem de um cardápio irresistível e sempre alinhado com as principais tendências do mercado.

Isso tudo, além do planejamento da sua marca, são determinantes para que você use o planejamento como uma espécie de bússola para alcançar os seus objetivos.

Equipamentos e acessórios

Sem um bom equipamento, você pode enfrentar muitos desafios até tornar o seu negócio sustentável. Mesmo para empresas familiares e de pequeno porte, o maquinário certo pode contribuir ativamente para a sua produção ser facilitada, qualitativa e longeva.

Confira aqui os diferenciais de uma modeladora de salgados, por exemplo!

Freezer ou câmara fria

Explore os diferenciais da sua marca agregando alinhamento ao perfil do consumidor .E, para isso, você deve compor um método de armazenamento prático e efetivo para o seu cliente ideal — e também para conservar os produtos antes de enviá-los.

Bandejas vazadas/perfuradas

Lembre-se que todo detalhe importa para manter a qualidade dos seus produtos. Aqui, estamos falando das bandejas usadas no congelamento dos salgados e que podem conferir a possibilidade de circulação do ar — quando são perfuradas, no fundo.

Use isso em seu favor para garantir que não existam problemas na conservação dos seus produtos.

Embalagens

Ao considerar a venda de salgados congelados, como você imagina enviá-los para o consumidor? A embalagem, como vimos, pode dizer muito sobre o seu negócio com relação às orientações, transparência e alinhamento à regulamentação do setor.

Mas também diz bastante sobre a sua identidade de marca. Não negligencia essa etapa determinante que pode ajudar a criar uma relação próspera e duradoura com o seu público-alvo.

Etiquetas

Suas etiquetas podem ser usadas também como elemento de informação — assim como destacamos, anteriormente, com relação à prazo de validade, ingredientes etc.

São, também, importantes ferramentas de identificação de marca e você pode usar até mesmo para compor ideias criativas, como sugestões de consumo para os clientes.

Congelamento

Por fim, lembre-se que a venda de salgados congelados define uma característica específica de armazenamento, conservação e consumo dos produtos.

Para isso, certifique-se de que você orientou a fundo os clientes para que eles extraiam o melhor dos seus salgados congelados e tenham a melhor experiência possível.

Onde encontrar equipamentos de qualidade

Quer dar um passo além na fabricação e na venda de salgados congelados?

Pois então, podemos ajudar você com esse objetivo! Somos especialistas na confecção de máquinas para fabricar salgados, com diferenciais exclusivos. Veja alguns deles que você pode se beneficiar ao investir em uma Jetfood em inox da Interlaser Máquinas:

capacidade de produção de até 5.000 salgados por hora;

1 ano de garantia para o equipamento;

proteção NR12 para garantir a segurança no manuseio do equipamento;

regulagem independente de massa, recheio e molde;

moldes para diferentes tipos de salgados e doces.

Além de todo o treinamento e orientação que fornecemos para que você também se especialize na fabricação de salgados!

Conheça aqui as soluções da Interlaser Máquinas para o setor de salgados e doces!

Conclusão

Vimos como a venda de salgados congelados é um negócio lucrativo e com total facilidade de ingressão no mercado.

Contudo, apontamos que o caminho é recheado de objetivos de curto, médio e longo prazo até que a sua ideia comercial se desenvolva e amadureça, rendendo os frutos esperados.

Afinal de contas, vender salgados dá lucro, sim, mas também demanda muito trabalho e dedicação ao desenvolvimento do seu negócio. Lembre-se que podemos ajudar e acompanhar você através da sua jornada empreendedora!

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