Tendências no mercado de alimentos: conheça os principais

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O mercado muda a todo instante. Algumas coisas chegam para ficar e, outras, passam rapidamente despercebidas pelo consumidor. Mesmo assim, seu olhar clínico é fundamental para entender quais são as principais tendências no mercado de alimentos.

Afinal de contas, essa curadoria permite que você gere vantagem competitiva, contra seus concorrentes, e se alinhe às preferências do consumidor. E isso agrega valores múltiplos para a sua empresa — seja oferecendo diferentes tipos de coxinha (como opções vegana) ou de produtos mais saudáveis.

Isso tudo vai depender do perfil do seu consumidor e do seu cardápio e nicho de mercado. Por isso, nos tópicos abaixo, vamos destacar algumas das grandes tendências de mercado para 2022. Assim, você já analisa e verifica a possibilidade de adaptá-las à sua rotina.

Boa leitura!

Principais tendências no mercado de alimentos para 2022

mercado de alimentos

Quer saber quais são as tendências de mercado para 2022? No geral, as lembranças de hábitos adquiridos durante a pandemia se consolidaram no perfil do consumidor.

Com isso, opções de entrega podem agregar bastante ao seu negócio de salgados e doces.

Mas existem outras formas de inovar no setor por meio de outras tendências no mercado de alimentos. Algo que pode, inclusive, permitir um aumento diferenciado de opções no seu cardápio — e, quem sabe, fazer com que você necessite de maquinários com alta capacidade de produção de unidades por hora.

Confira, então, algumas dessas tendências logo abaixo!

Delivery cada vez mais em alta

Você sabia que o delivery já corresponde a um terço de todo o faturamento de bares e restaurantes, atualmente?

O Brasil, inclusive, é líder no segmento dentro da América Latina. Mais pessoas estão alinhadas com a praticidade, conveniência e possibilidades do delivery.

E que tal considerar essa tendência no mercado de alimentos para o seu negócio?

Tenha em mente, com isso, que não basta ingressar em um aplicativo de entrega. O planejamento do seu negócio deve atender às demandas do seu público-alvo e garantir uma experiência de compra impecável.

Dessa maneira, receber seus produtos em casa deve ser uma experiência tão impactante quanto seria se o consumidor fosse até você. Tudo aquilo que você oferece em seu estabelecimento deve se estender até o momento de chegar ao endereço de entrega, como:

  • frescor;
  • sabor;
  • boa aparência;
  • pedido correto.

E mesmo com a pandemia menos agravada nos dias atuais, o delivery é um segmento que chegou (mais uma vez) para ficar. A diferença é que agora o serviço de entrega se popularizou ainda mais.

O que tem feito mais empresas investirem na modalidade para alcançar e reter mais clientes, promovendo um serviço impecável.

Aí vai uma boa dica para explorar esse mercado: invista na produção e na venda de salgados congelados. Pode ser uma excelente maneira de manter seus produtos no mais elevado grau de qualidade ao enviá-lo para os seus clientes.

Alimentação saudável

alimentos saudáveis

Essa é mais uma das tendências no mercado de alimentos que vem figurando constantemente nos últimos anos: a alimentação saudável.

Mais da metade dos brasileiros têm preferido comidas saudáveis — mesmo que tenham que pagar mais por elas. E mais de 80% da população se esforça para criar hábitos alimentares mais saudáveis.

E você pode suprir essa demanda em constante expansão. Com diferentes tipos de salgados fritos, assados e com opções para vegetarianos e veganos, você amplia o cardápio e alcança mais pessoas.

Permitindo, assim, que o consumidor consiga montar diversas opções para montar um pedido balanceado, nutritivo e igualmente saboroso. 

Se você precisar de ajuda com inspirações, dê uma conferida em nosso artigo que falamos sobre os diversos tipos de coxinha que você pode implementar na sua empresa!

Consumo consciente

Consumir, sim. Desperdiçar, jamais. A sustentabilidade atingiu o mundo inteiro em diferentes ângulos. E, entre as tendências no mercado de alimentos para 2022, o fim do desperdício tem muito impacto na relação entre as empresas e o consumidor.

E não estamos falando apenas do uso de embalagens recicláveis ou da abolição do uso delas. Hoje em dia, a discussão por uma taxa de desperdício ausente também envolve o consumo de alimentos em si.

Até por isso, empresas estão oferecendo flexibilidade na realização de pedidos para evitar que o cliente compre muito mais do que gostaria. A personalização oferece mais flexibilidade, alinhamento aos diferentes perfis e também ajusta o preço dos seus produtos para impactar positivamente o seu público-alvo.

Lembre-se, inclusive, de usar as suas estratégias para comunicar ao consumidor. Isso pode agregar mais valor à sua marca e construir um relacionamento ainda mais sólido com seus clientes.

Ingredientes menos processados

Com base nas tendências do mercado de alimentos que apontam a busca por alimentação saudável e sustentável, você pode fazer a sua parte usando ingredientes menos processados.

E não faltam benefícios nessa prática, concorda? Pois o uso de itens frescos e naturais confere mais aroma e sabor aos seus produtos. E, consequentemente, mais elogios, pedidos e clientes à espera de novos pedidos feitos à sua empresa.

Enxergue a tendência também como um fator para mudar alguns padrões dentro da sua empresa. Transforme suas receitas, mexa em itens que podem explorar a saúde e a qualidade de vida dos clientes, e use isso em seu benefício.

Muitas pessoas, como dissemos acima, não estão preocupadas com o preço se isso significar uma melhoria em seus hábitos alimentares. Com isso, você tem uma série de possibilidades para compor um cardápio saudável, como:

  • alimentos sem glúten;
  • produtos orgânicos;
  • produtos funcionais e fortificados;
  • alimentos energéticos.

Em seguida, é só imaginar quais opções de salgados fritos e assados podem ser trabalhadas para oferecer um consumo nutritivo e balanceado para os clientes.

E o mercado de salgados e doces?

salgados e doces

Para o seu mercado, especificamente, as tendências no mercado de alimentos podem ser seguidas sem esforço. Deve ter dado para perceber, certo?

Afinal de contas, fomos apresentando exemplos e situações que podem fortalecer o seu negócio por meio dessas tendências em particular.

Mesmo assim, podemos apresentar ainda mais dicas para você usá-las e, assim, desenvolver a sua marca com tudo aquilo que o mercado está à procura.

Mais variedades de salgados

Você vende salgados para festa ou para o comércio — como supermercados? Então, use as tendências no mercado de alimentos para 2022 e mostre que você está de olho nas mudanças do seu setor de atuação.

Experimente usar diferentes tipos de farinha (as mais saudáveis, por exemplo) e de óleo. E explore salgados veganos. Atualmente, eles caíram no gosto popular e se tornam opções desejadas não só por quem tem restrições alimentares, mas por quem procura por um alimento nutritivo e delicioso.

Existe um potencial amplo, nesse sentido. E você pode começar apresentando um cardápio rico em sabor, visual e em qualidade de vida para os seus clientes. Afinal de contas, você não precisa oferecer proteína apenas por meio de carnes — existem diversos vegetais e outros tipos de proteínas à base de plantas que podem compor salgados incríveis.

Doces sem açúcar e sem lactose

Docinhos sem açúcar parecia o pesadelo de muita gente. Mas, por meio de muitas outras tendências no mercado de alimentos, chegamos a um momento de apreciar essa combinação de palavras com água na boca.

Mais pessoas estão preocupadas com o excesso de açúcar no organismo e o mal que ele pode fazer — em crianças e adultos, inclusive. Com isso, você pode mostrar aos seus clientes que o cuidado da sua empresa não reside apenas no preparo e na conservação dos seus produtos, mas na saúde do consumidor também.

E sem abrir mão da suculência que só um docinho pode causar.

Veja que você não precisa abrir mão do sabor adocicado, apenas substituir ingredientes em uma proporção que o resultado final seja equivalente à opção açucarada. Adoçantes naturais, como a stévia, são fortes aliados de uma alimentação doce e focada em saúde.

Pense nisso, inclusive, para quem tem restrições alimentares e poderia fazer um uso qualitativo das suas opções de doces sem açúcar na composição.

Ou seja: não faltam opções para você reinventar o seu modelo de negócios por meio das principais tendências no mercado de alimentos.

E para ficar por dentro de todas as novidades no mercado de alimentos, empreendedorismo e muito mais, conheça o blog da Interlaser!

Conclusão

Neste post, vimos que é possível trazer novas oportunidades de negócio a partir do conhecimento das grandes tendências no mercado de alimentos. 

Com elas, você aprende mais sobre o que seu público-alvo procura e necessita, e consegue criar soluções na medida certa. Algo que só tem a desenvolver a sua marca e, consequentemente, a boa relação com os seus clientes!

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