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2 de junho de 2022
Você pode ter receitas irresistíveis, um atendimento elogiável e contar com um maquinário que ajuda você a produzir milhares de quitutes por hora. Mas nada disso ajuda a desenvolver a sua marca, de modo sustentável, se você não souber como definir o preço dos seus salgados para festa, sabia?
Pois se você cobra muito pouco por eles fica difícil fechar a conta, no final do mês, cobrindo todas as despesas. Se você cobra muito acima do mercado, o consumidor pode não identificar a justificativa para o valor praticado e também vai ser difícil vender seus produtos.
Só que existe um meio-termo entre esses extremos de apuro financeiro. E vamos compartilhar, aqui, as principais dicas para planejar o melhor preço de salgados para vender.
Confira, e entenda como criar um preço de kit festa para encantar e atrair mais clientes!
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Abaixo, reunimos algumas noções básicas para entender o que influencia no preço de salgados para festa. São questões que esbarram, diretamente, na sua produção e vão ajudar a identificar um preço justo e capaz de gerar lucros para o seu empreendimento!
Você deve imaginar quanto cada unidade de salgado consome de ingrediente. Mas, caso ainda não tenha feito essa conta, papel, caneta e balança à mão para descobrir.
Afinal de contas, não dá para precisar quanto fica 100 salgados sem, antes, saber quanto custa um só, concorda? Por isso, pese em uma balança a quantidade de ingredientes necessária para produzir uma coxinha — hipoteticamente.
Para os ingredientes líquidos, use um copo (e lembre-se de desconsiderar o peso deles na balança). Ao final, avalie quantas unidades você produziu com cada quantidade de ingredientes e, assim, você fraciona o total para descobrir tudo o que você precisa para fabricar uma deliciosa coxinha.
Esse é o primeiro passo para saber o preço de salgados para festa. Pois é toda a base que vai ajudar a identificar o preço bruto da sua produção em si.
Lembrando que vamos ainda somar esse item com outros elementos.
Uma boa maneira de saber qual o valor do cento de salgados para festa é fazendo uma pesquisa de mercado. Analise a concorrência — do seu bairro e em outros locais — para entender a média praticada.
Isso ajuda a avaliar, por exemplo, os custos envolvidos e a margem de lucro dessas empresas. E é um ótimo termômetro para que você analise o que vai gerar competitividade, no seu nicho de atuação, a partir de preços alinhados com a média do mercado em geral.
Então, faça uma pesquisa de mercado e inspire-se em oportunidades (e tenha um olhar atento às carências diagnosticadas) que podem vir a partir dos resultados analisados.
Ao montar um negócio para vender doces e salgados, você tem que se alinhar a algumas exigências legais. É o caso dos impostos em torno da sua atividade e também aqueles de manutenção do espaço (como o IPTU do seu imóvel, para citar um exemplo apenas).
Só que existem muitas outras taxas que, por menores que sejam, impactam no equilíbrio da sua saúde financeira. Veja só alguns exemplos:
Saber o custo médio dessas taxas e impostos, ao longo do ano, ajuda a criar um demonstrativo de quanto você precisa faturar para quitá-los. Assim, esse valor também deve ser diluído na hor de compor o preço dos seus salgados para festa.
Lembre-se, inclusive, que não basta fechar a conta para liquidar as despesas. A sua margem de lucro deve estar presente nesse processo de precificação a fim de criar uma renda e promover melhorias contínuas na sua empresa.
Destacamos, acima, que o preço unitário dos seus salgados é algo de profundo valor para o entendimento de outros fatores. Como é o caso do valor do cento de salgados.
Um preço de kit festa, por exemplo, passa diretamente pela noção de quanto custa cada unidade de salgado. Hipoteticamente, se você produzir coxinhas a R$ 1, seria lógico pensar que o custo de 100 unidades seria R$ 100, certo?
Mas você pode reduzir esse preço final ao analisar o custo com ingredientes, mão de obra, embalagem, impostos e tudo o que já vimos até aqui. E, assim, perceber que é possível reduzir o preço para criar condições atrativas para o consumidor e, ainda, assim, gerar lucro para a sua empresa.
Isso vale, então, para um bom mapeamento e planejamento da sua tabela de preços de salgados para festa — tanto individualmente quanto para pacotes diversificados e, inclusive, para compor centos deliciosos para seus clientes.
Ainda que tenha automatizado muitas tarefas com a JetFood, você continua precisando de funcionários e precisa pagar e receber dos mesmos certo?
É importante considerar, ao planejar o preço de salgados para festa, quem está por trás dessa produção. O que vale para você, seus funcionários e todos os envolvidos na sua folha salarial.
Pois a manutenção deles é indiscutivelmente importante. Em todos os sentidos. E para manter a folha de pagamentos em dia, o seu negócio deve faturar minimamente para manter as contas em dia.
Então, leve em conta toda a mão de obra e calcule quanto a sua folha salarial custa, mensalmente (contando todas as taxas e impostos relativos a essa questão). A média desse valor vai servir de parâmetro complementar para a definição completa de preço dos seus salgados para festa. Conheça a máquina para salgados e doces e tenha ainda mais produtividade no seu negócio
Com base em todos os custos que já mencionamos, você se lembrou de acrescentar as embalagens à conta?
Elas importam por vários motivos, uma vez que elas carregam a identidade visual da sua marca. Mas também devem vir acompanhadas de:
Dessa maneira, as embalagens desempenham um papel relevante no preço de salgados para festa. E você deve incluir esse produto de qualidade na sua conta.
Nada de nortear-se exclusivamente pelo preço baixo, nas embalagens, viu? Como destacamos, elas servem para agregar ainda mais valor aos seus salgados e doces para festas. Então, promova uma atenção especial a esse aspecto.
Talvez, você já tenha um cardápio com salgados fritos e assados, doces e uma diversidade ampla de sabores para cada um deles.
E por mais que não seja uma tarefa fácil, a composição do cardápio, saber o preço de salgados para festa é ainda mais desafiador. Pois, no geral, você se motivou a entrar nesse negócio porque suas receitas são caprichadas e você empreendeu naquilo que mais gosta de fazer. E a precificação é só uma etapa para colocar esse sonho em prática.
Por isso, por mais que você não goste ou tenha familiaridade com o assunto, saber o preço de salgados para festa é algo de grande significância para a fundação e o desenvolvimento da sua empresa.
Só que, com as dicas acima e entendendo melhor a fórmula abaixo, você vai perceber que esse cálculo vai ser inserido naturalmente na sua rotina, pouco a pouco.
Entenda, então, como aplicar a fórmula para entender o preço de salgados para festa!
custos + despesas com impostos + lucro pretendido = preço de venda
Para exemplificar, vamos usar números fictícios: vamos imaginar que você tenha, no total, um custo estimado em R$ 30. E que a média de suas despesas com impostos taxas gire em torno de R$ 3.
Além disso, existe a expectativa de gerar 50% de lucro em cima das suas vendas.
Aplicando a fórmula acima, temos:
O preço de 100 unidades, aqui, seria de R$ 33. Somando os 50% de sua expectativa de lucro, temos que somar R$ 16,50 ao total, chegando ao valor de R$ 49,50 como o preço de 100 salgados para festa.
Pois você tem, aqui, o custo total, que é de R$ 33, mais os R$ 16,50 de lucro que você vai obter por meio dessa venda.
No entanto, existem outros fatores para considerar não só na hora de montar seu preço de salgados para festa, mas na gestão do seu negócio.
E no Blog da Interlaser você encontra muito mais dicas para o seu negócio. Confira!
Ao longo deste artigo, explicamos tudo o que você precisa saber para planejar a tabela de preço de salgados para festa na sua empresa.
São diversos elementos, como deve ter dado para perceber, e cujos números variam de negócio para negócio. Por isso é tão importante conhecer a teoria dessa prática para então aplicar na realidade da sua empresa.
Esperamos que as dicas aqui tenham servido para você entender melhor o que considerar na hora de colocar um preço nos seus salgados para festa!
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