Vender salgados dá lucro? Confira aqui!

Vender salgados dá lucro? Confira aqui!

É comum que o empresariado brasileiro considere alguns fatores antes de abrir um negócio. E no setor de alimentos não existe exceção, e muita gente se pergunta se vender salgados dá lucro.

Nós vamos responder essa questão nos tópicos a seguir, ao longo deste texto. Mas dá para refletir positivamente só de pensar que em 2021 a indústria de alimentos subiu 16,9% no país, se comparado ao ano de 2020.

Existe mercado, oportunidade, demanda e possibilidade de desenvolvimento. Mas é como dizem: abrir uma empresa é fácil — difícil mesmo é mantê-la.

Confira conosco, então, se vender salgados é lucrativo e como você pode tornar o seu negócio continuamente rentável. Separamos dicas fundamentais para você se especializar no ramo e agregar ainda mais valor à sua marca.

Boa leitura!

O mercado de salgados no Brasil

Destacamos um dado animador sobre a indústria alimentícia brasileira enquanto abríamos a discussão sobre o assunto. Mas dá para ir além, sabia?

Por exemplo: o crescimento do setor ajudou a criar mais de 20 mil vagas de trabalho em 2021. Além disso, esse mercado já representa quase 10% de todo o PIB nacional.

E saindo dos gráficos e números para explorar alguns valores imensuráveis, como o gosto do brasileiro por quitutes.

Vender doces e salgados dá lucro, sim, porque esse tipo de alimento está presente em todo tipo de ocasião, seja ela informal ou formal, como:

  • confraternizações;
  • eventos corporativos;
  • salgados para festas de aniversário;
  • eventos externos, como parques ou shows e festivais;
  • casamento e bodas;
  • formaturas;
  • reuniões;
  • happy hours.

Certamente, esquecemos de algumas possibilidades sobre incrementar uma ocasião com doces e salgados. E para cada um desses, sem dúvidas existem diferentes tipos de salgadinhos que combinam perfeitamente com o que pede o evento.

Vender salgados congelados também pode ser uma opção muito atrativa, já pensou nisso?

Vale a pena entrar nesse ramo?

Com base no que falamos acima, você talvez já saiba a resposta para a pergunta que dá o nome deste artigo. Vamos reforçar, mesmo assim: sim, é possível fazer salgados para vender e lucrar com isso, tornando a atividade em sua carreira e negócio próprio.

As oportunidades estão ao seu redor. Você pode se especializar em um nicho específico de salgadinhos (fritos, assados ou veganos, entre outras possibilidades), por exemplo.

Ou até mesmo fornecer salgados para eventos de uma empresa. Afinal, muitas casas de festas fazem parcerias com produtores de quitutes, e um bom contrato de trabalho pode garantir muitas oportunidades de crescimento a partir daí.

Então, faça uma pesquisa preliminar e entenda como é o setor de salgados e doces na sua região. Ou mesmo na sua cidade ou no local onde pretende abrir um negócio. 

Esse tipo de avaliação tende a ser suficiente para trazer novos insights e permitir que você se decida por um caminho para seguir e empreender.

Também é sempre recomendável ficar de olho nas tendências do setor de alimentos. Pois são respostas às demandas do consumidor e, se você tiver atenção, agilidade e planejamento, pode fazer parte dessa jornada de solução para o mercado como um todo.

Mas não há dúvidas, com base nos dados que destacamos, que vale a pena entrar nesse ramo. Além de gratificante, é um mercado com oportunidade de lucro.

E vender salgados dá lucro?

Outro dado animador não nos deixa mentir: para 2021, existia uma projeção de que o mercado global de salgados atingiria o faturamento de US$ 108,5 bilhões.

Você pode fazer parte dessa bilionária fatia de mercado. Mas alertamos também para os dois pesos dessa balança: abrir empresa é o sonho de muito brasileiro. Só que a sustentabilidade de um negócio independe do seu esforço, dedicação e força de vontade.

Conhecimento de mercado, planejamento, gestão financeira e receitas deliciosas (é claro) são ingredientes essenciais para um negócio prosperar.

Por isso, vale a pena saber o que é preciso para começar a vender salgados. E a seguir vamos falar mais sobre o assunto.

Dá uma olhadinha também em nossas dicas para você se planejar para só então sentir em sua rotina o quanto vender salgados dá lucro!

Dicas de como lucrar mais vendendo salgados

Então, você já viu que vender salgados dá lucro, mas que não é tão simples assim deixar a sua marca no setor.

Toda conquista tem um sabor melhor quando vem na forma de recompensa. E você deve trabalhar, detalhadamente, para a fundação e para o crescimento da sua empresa.

E nós podemos ajudar, indo além da oferta de máquinas para fabricar milhares de salgados e doces por hora. Separamos algumas dicas que podem ser determinantes para o desenvolvimento do seu negócio e espantar os riscos e ameaças.

Confira!

Invista em produtos de qualidade

É possível vender coxinhas a R$ 1 sem abrir mão da qualidade, sabia?

Um bom posicionamento de mercado, equipamento profissional, habilidades, planejamento e gestão financeira permitem essa adaptação. Claro, tudo depende do seu mercado e das oportunidades que você enxergar nesse nicho.

O que queremos dizer com isso é que você não precisa focar em produtos baratos para fabricar salgados e doces. Pelo contrário: esse é o tipo de coisa que ajuda na precificação e na percepção de valor pelos seus consumidores.

Então, experimente diferentes marcas até identificar as que melhor se alinham às suas receitas de salgados e doces. Mas não limite o seu trabalho por um nivelamento baixo de preço. Isso pode até atrair consumidores, inicialmente, mas dificilmente os ingredientes de baixa qualidade conseguem segurar a clientela por muito tempo.

Faça cursos e especializações

Você tem receitas cujos segredos são mantidos a sete chaves e todo mundo na sua região elogia as suas habilidades na cozinha?

Mas calma lá: nem sempre isso é suficiente para garantir que vender salgados dá lucro. Pois de nada adianta fazer quitutes deliciosos se o atendimento deixa a desejar.

Ou, ainda, se você não tem a menor afinidade e conhecimento em gestão de pessoas e de finanças. 

Lembre-se que abrir uma empresa vai além da sua habilidade principal. Mas também não é um bicho de sete cabeças, pois existem diversas formas de se capacitar, como:

  • parceiros para gerir e cuidar das burocracias do trabalho;
  • cursos de capacitação;
  • especializações acadêmicas;
  • participação em workshops e eventos do setor.

Essas são apenas algumas formas de explorar a sua capacitação profissional. E que, sem dúvidas, devem ser continuamente recicladas para que você atinja novos graus de excelência de maneira contínua.

Tenha um diferencial

Muitos consumidores perguntam se você tem salgados ou doces veganos?

As festas de aniversário no seu bairro estão em falta de salgados de boa qualidade?

Os últimos casamentos que você frequentou deixaram os convidados de barriga vazia?

Veja só como você pode construir um diferencial para a sua marca apenas observando o que os consumidores em potencial podem necessitar.

Aplique isso em sua rotina, por algumas semanas, e também pergunte para as pessoas o que elas mais procuram ao falar com empresas especializadas em salgados e doces.

Isso tudo pode servir de diferencial para criar uma reputação única para a sua empresa e, com isso, estabelecer um público-alvo bem definido.

Invista na divulgação

Vender salgados dá lucro e, hoje em dia, investir em divulgação digital nem sai caro.

Ou seja: você pode obter mais resultados sem grandes investimentos em divulgação.

Mas já vale o alerta: você tem que saber para quem está mandando a sua mensagem. Por exemplo: de nada adianta um grande trabalho de divulgação nas suas redes sociais se o seu consumidor não usa esse tipo de ferramenta de comunicação.

Daí, mais uma vez deve ser feita uma análise do perfil do seu consumidor ideal. Isso garante, inclusive, que você identifique as melhores plataformas de divulgação para atrair gente qualificada e com real interesse em adquirir as suas soluções.

Invista em máquinas e ferramentas

Por fim, uma boa empresa de salgados e doces deve ter um equipamento muito bem alinhado com as suas necessidades e objetivos.

E nós podemos ajudar com isso também!

Somos especialistas em equipamentos capazes de aumentar a sua produção em milhares de unidades por hora. E, tudo isso, com auxílio técnico e próximo para você entender como a nossa solução pode se alinhar, perfeitamente, à sua demanda.

Quer saber mais a respeito?

Na Interlaser você encontra as melhores máquinas para iniciar o seu negócio e lucrar bastante!

Conclusão

Vimos que vender salgados dá lucro. É uma atividade gratificante e com muito espaço de mercado.

Além disso, o mercado como um todo está constantemente aquecido. E você pode explorar diferentes nichos para garantir um meio de oferecer soluções para o público-alvo específico que você deseja impactar com o seu negócio.

Para tanto, saber exatamente quais são as boas práticas para gerir um negócio permite que você enfrente menos riscos e desafios no processo, E conte conosco para participar da sua empreitada de sucesso!

Compartilhar esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.