Como vender doces: conheça as melhores dicas

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Como vender doces: conheça as melhores dicas

O brasileiro sempre foi fã de doces — os de festa e aquelas indulgências saborosas para o dia a dia. Por isso, aprender como vender doces pode qualificar ainda mais o seu negócio.

Especialmente, porque o mercado de doces cresceu durante a pandemia, no país. Pode ser o momento ideal para somar ao seu cardápio de salgados e garantir mais diversidade (e qualidade) aos seus produtos.

Por isso, acompanhe-nos ao longo deste post e descubra como vender doces e, gradativamente, cativar um público-alvo maior.

Boa leitura!

Como vender doces? Dicas de planejamento para o seu negócio

Hoje em dia, não faltam opções de empreender. Você pode, por exemplo: 

  • vender doces na rua
  • vender doces pela internet;
  • vender doces por encomenda;
  • vender doces em casa;
  • vender doces por aplicativo.

Ou tudo junto e misturado, usando as melhores ferramentas tecnológicas, ações de marketing e equipamentos versáteis para produzir doces e salgados fritos e assados.

Mas para dar o primeiro passo é necessário entender como se situar nesse mercado. Por isso, reunimos boas dicas para você aprender como vender doces e impulsionar o seu negócio!

vender doces por encomenda

Calcule os seus custos

Todo negócio precisa de uma boa precificação. Pois é por meio desse número ideal que o seu empreendimento gera lucro, desperta o interesse do consumidor e cria diferenciais competitivos no seu setor de atuação.

Por isso, de nada adianta oferecer o menor preço do mercado. Isso pode atrair a desconfiança do público e, ainda, gerar prejuízos a cada venda que você fizer. Pois o mínimo que se espera é que os preços dos seus produtos banquem a sua produção.

Então, primeira lição para quem deseja aprender como vender doces: calcule todos os seus custos — os fixos e os variáveis — e defina sua porcentagem de lucro. E uma forma simples de fazer isso é por meio de pesquisas de mercado.

Ao identificar os modelos praticados por outros vendedores autônomos e empreendimentos, você estabelece uma base para montar os seus preços.

Planeje um cardápio

Hora de colocar a mão na massa — literalmente. Antes de saber como vender doces, você deve ter a certeza de quais produtos vão fazer parte do cardápio.

E não faltam opções entre a ampla diversidade de doces no Brasil, não é mesmo? Dá para considerar os campeões de festas, por exemplo, ou as opções gourmet. Quem sabe, um misto, mas com especialidades que vão destacar o seu negócio?

Tenha sempre em mente, independentemente das suas escolhas, que a decisão por cada tipo de doces vai influenciar as suas despesas. Produtos de primeira linha encarecem o custo final e, consequentemente, o preço que você vai oferecer. Daí, a importância em ter esse equilíbrio entre as suas opções no cardápio, o perfil do consumidor e os preços.

Mas é inegável que saber como vender doces passa, invariavelmente, por essa decisão e por meio do equilíbrio nas escolhas. Algo que vai fortalecer a sua marca e garantir total precisão com o seu consumidor e a sua demanda.

Escolha os fornecedores

Fornecedores são verdadeiros parceiros de qualquer empreendedor. Seja pelo fornecimento de produtos ou, ainda, por alinhar-se às suas necessidades e às características do seu negócio.

Então, nada de fechar negócio com a primeira empresa que você se deparar. Faça a sua pesquisa, analise diferentes cenários e guie-se por quem realmente entende o seu setor de atuação e as características do seu tipo de empreendimento, especificamente.

Outra dica importante, nesse tópico, tem a ver com quem vai oferecer e estar sempre por perto caso surjam dúvidas sobre a operação do seu maquinário. 

Por isso, avalie a implementação de máquinas de salgados e doces que sejam fáceis de operar, acessíveis em suas manutenções e fornecidas por empresas de confiança e que tratem o seu negócio como uma extensão do seu próprio.

Bom exemplo disso é que existem máquinas capazes de produzir 4 mil unidades por hora. Ou seja: uma maneira veloz e qualitativa de empreender, à medida que mantém a capacidade produtiva do seu negócio em altíssima rotatividade.

Tenha um local de trabalho

Isso é um ponto bastante lógico, para empreendedores de qualquer porte, mas vale o reforço: um local de trabalho adequado faz toda a diferença.

Pois, com o tempo, não há como vender doces mantendo a mesma estrutura de sua cozinha caseira, por exemplo. Especialmente, quando o número de pedidos e de vendas tende a aumentar gradativamente.

Vale destacar que o problema, em si, não é o cômodo. Afinal de contas, há como vender doces de casa mesmo. Você só deve planejar uma infraestrutura adequada para a sua produção. 

vender doces online

Imagine o desafio caso você decida fazer salgados assados, doces e frituras para uma festa, e o fogão de sua casa apresente um problema? É ideal contar com equipamentos e áreas próprias para o seu negócio decolar da melhor forma possível: planejada.

Higiene é fundamental

Em complemento ao tópico anterior, vale destacar que o local apropriado de trabalho contempla organização, praticidade, eficiência e higiene.

Sua estação de trabalho e os profissionais devem cuidar ao máximo para que tudo esteja limpo, higienizado e nas melhores condições de consumo. O setor de alimentos, especialmente, é dependente desse cuidado especial com o ambiente e seus produtos.

Por isso, todos que aprendem como vender doces priorizam essas (entre outras) medidas de higienização:

  • cabelos sempre limpos e presos ao manusear os alimentos e produtos;
  • unhas curtas e limpas;
  • atenção com acessórios (como anéis ou brincos) que podem reter sujeiras ou mesmo se perderem entre os ingredientes;
  • mãos sempre limpas e higienizadas;
  • limpeza periódica de suas panelas e utensílios;
  • local sempre limpo com sabão e produtos específicos para cada material, diariamente;
  • desinfecção periódica;
  • limpeza diária do lixo.

Não esqueça da apresentação

Uma receita deliciosa pode passar despercebida por muita gente se ela não causa um impacto visual. Mais ou menos, como aquela emoção da paixão à primeira vista.

Seus doces devem encantar os olhos, primeiro — e o aroma vem em seguida. Por fim, é o paladar que vai se render, mas os outros sentidos já vão estar em deleite.

Cuide, portanto, para criar uma verdadeira experiência. Doces bonitos, padronizados, bem embalados e com uma identidade visual atraente já nascem prontos para conquistar.

Dê a atenção necessária à apresentação dos seus doces. Esse é um diferencial e tanto que pode favorecer a sua permanência na superfície da lembrança dos consumidores.

Faça a divulgação

Saber como vender doces, hoje em dia, passa diretamente por diversas estratégias de divulgação. Embora o boca a boca seja um dos mais efetivos, você deve impactar esse público-alvo, em primeiro lugar.

E um meio prático, efetivo e acessível é a internet. Tem gente que começou a vender doces pela internet e, hoje, permanece com sua infraestrutura minimalista, mas com ampla capacidade de divulgação pelos canais digitais.

As redes sociais são excelentes ferramentas para isso. Mostre o cuidado em preparar os doces, conte histórias sobre suas receitas, curiosidades sobre a sua marca e, claro, apresente o seu cardápio nesses canais.

Assim, gradativamente, a sua empresa adquire presença digital e mais consumidores em potencial podem entrar em contato com o seu estabelecimento.

Aposte nos seus diferenciais

Enquanto falamos sobre como ser uma empreendedora de doces, temos que reforçar a importância em compor diferenciais para o seu negócio.

Pois são esses detalhes — pequenos ou significativos — que ajudam a criar identidade para a sua marca. E você, certamente, já os conhece à medida que lê este artigo sobre como vender doces.

vender doces em casa

Talvez, seja a sua receita de brigadeiro. Ou, quem sabe, o tipo de chocolate usado em outras receitas adocicadas. Às vezes, a própria história da sua empresa tem algo que nenhuma outra empresa possui. O equipamento que você usa e agrega valor ao seu negócio também diz muito sobre a sua produção e a qualidade do serviço prestado.

Independentemente de qual (ou quais sejam) seja esse fator, explore-os. Pessoas se conectam com as marcas a partir desses elementos.

Saber usar esses ingredientes para ir além da suculência das suas receitas pode fazer toda a diferença para você aprender como vender doces e se consolidar no mercado.

E conte conosco para fazer parte de todos os capítulos da sua trajetória!

Para ter ainda mais qualidade nos seus doces, conheça a máquina da Interlaser!

Conclusão

Vimos, ao longo deste post, como vender doces é algo que demanda planejamento, cuidado, atenção aos detalhes e diferenciais.

É uma batalha constante e repleta de desafios. Mas é também um processo que se transforma e adapta-se às suas características, objetivos e necessidades.

Vale lembrar, inclusive, que essas etapas podem ser facilitadas por meio de equipamentos de rápida adaptação, produção e usabilidade. São qualidades elementares para produzir salgados e doces e suprir uma demanda contínua, do mercado brasileiro, com agilidade e sem perder a qualidade! E não deixe de acessar nosso site e conhecer nossos produtos! e também nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades

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