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4 de maio de 2022
O brasileiro sempre foi fã de doces — os de festa e aquelas indulgências saborosas para o dia a dia. Por isso, aprender como vender doces pode qualificar ainda mais o seu negócio.
Especialmente, porque o mercado de doces cresceu durante a pandemia, no país. Pode ser o momento ideal para somar ao seu cardápio de salgados e garantir mais diversidade (e qualidade) aos seus produtos.
Por isso, acompanhe-nos ao longo deste post e descubra como vender doces e, gradativamente, cativar um público-alvo maior.
Boa leitura!
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Atualmente saber como vender doces e começar a empreender ficou mais fácil. Isso porque você pode, por exemplo:
Ou tudo junto e misturado, usando as melhores ferramentas tecnológicas, ações de marketing e equipamentos versáteis para produzir doces e salgados fritos e assados.
Mas para dar o primeiro passo é necessário entender como se situar nesse mercado. Por isso, reunimos boas dicas para você aprender como vender doces e impulsionar o seu negócio!
Definir o público-alvo é importante para que você consiga direcionar melhor as suas estratégias de vendas e definir pontos importantes do seu negócio, como:
Calcular os seus custos se trata de definir o preço correto dos seus doces, pois é por meio desse número ideal que o seu empreendimento gera lucro, desperta o interesse do consumidor e cria diferenciais competitivos no seu setor de atuação.
Então, de nada adianta oferecer o menor preço do mercado. Isso pode atrair a desconfiança do público e, ainda, gerar prejuízos a cada venda que você fizer. Pois o mínimo que se espera é que os preços dos seus produtos banquem a sua produção.
Então, primeira lição para quem deseja aprender como vender doces: calcule todos os seus custos — os fixos e os variáveis — e defina sua porcentagem de lucro. E uma forma simples de fazer isso é por meio de pesquisas de mercado.
Ao identificar os modelos praticados por outros vendedores autônomos e empreendimentos, você estabelece uma base para montar os seus preços.
Antes de colocar a mão na massa, é preciso que você tenha certeza de quais doces farão parte do seu cardápio
E não faltam opções entre a ampla diversidade de doces no Brasil, não é mesmo? Dá para considerar os campeões de festas, por exemplo, ou as opções gourmet. Quem sabe, um misto, mas com especialidades que vão destacar o seu negócio?
Tenha sempre em mente, independentemente das suas escolhas, que a decisão por cada tipo de doces vai influenciar as suas despesas. Produtos de primeira linha encarecem o custo final e, consequentemente, o preço que você vai oferecer. Daí, a importância em ter esse equilíbrio entre as suas opções no cardápio, o perfil do consumidor e os preços.
Mas é inegável que saber como vender doces passa, invariavelmente, por essa decisão e por meio do equilíbrio nas escolhas. Algo que vai fortalecer a sua marca e garantir total precisão com o seu consumidor e a sua demanda.
Fornecedores são verdadeiros parceiros de qualquer empreendedor. Seja pelo fornecimento de produtos ou, ainda, por alinhar-se às suas necessidades e às características do seu negócio.
Então, nada de fechar negócio com a primeira empresa que você se deparar. Faça a sua pesquisa, analise diferentes cenários e guie-se por quem realmente entende o seu setor de atuação e as características do seu tipo de empreendimento, especificamente.
Outra dica importante, nesse tópico, tem a ver com quem vai oferecer e estar sempre por perto caso surjam dúvidas sobre a operação do seu maquinário.
Por isso, avalie a implementação de máquinas de salgados e doces que sejam fáceis de operar, acessíveis em suas manutenções e fornecidas por empresas de confiança e que tratem o seu negócio como uma extensão do seu próprio.
Bom exemplo disso é que existem máquinas capazes de produzir 4 mil unidades por hora. Ou seja: uma maneira veloz e qualitativa de empreender, à medida que mantém a capacidade produtiva do seu negócio em altíssima rotatividade.
Isso é um ponto bastante lógico, para empreendedores de qualquer porte, mas vale o reforço: um local de trabalho adequado faz toda a diferença.
Pois, com o tempo, não há como vender doces mantendo a mesma estrutura de sua cozinha caseira, por exemplo. Especialmente, quando o número de pedidos e de vendas tende a aumentar gradativamente.
Vale destacar que o problema, em si, não é o cômodo. Afinal de contas, há como vender doces de casa mesmo. Você só deve planejar uma infraestrutura adequada para a sua produção.
Imagine o desafio caso você decida fazer salgados assados, doces e frituras para uma festa, e o fogão de sua casa apresente um problema? É ideal contar com equipamentos e áreas próprias para o seu negócio decolar da melhor forma possível: planejada.
Saber como vender doces envolve sim um local de trabalho apropriado, mas esse local deve contemplar, antes de tudo, a higiene.
Ou seja, a sua estação de trabalho e os profissionais que trabalham com você devem cuidar ao máximo para que tudo esteja limpo, higienizado e nas melhores condições de consumo.
Isso porque o setor de alimentos, especialmente, é dependente desse cuidado especial com o ambiente e seus produtos.
Por isso, todos que aprendem como vender doces priorizam essas (entre outras) medidas de higienização:
Uma receita deliciosa pode passar despercebida por muita gente se ela não causa um impacto visual. Mais ou menos, como aquela emoção da paixão à primeira vista.
Seus doces devem encantar os olhos, primeiro — e o aroma vem em seguida. Por fim, é o paladar que vai se render, mas os outros sentidos já vão estar em deleite.
Cuide, portanto, para criar uma verdadeira experiência. Doces bonitos, padronizados, bem embalados e com uma identidade visual atraente já nascem prontos para conquistar.
Dê a atenção necessária à apresentação dos seus doces. Esse é um diferencial e tanto que pode favorecer a sua permanência na superfície da lembrança dos consumidores.
Saber como vender doces, hoje em dia, passa diretamente por diversas estratégias de divulgação, para que você consiga atingir o maior número possível de pessoas e principalmente o seu público-alvo.
E embora o boca a boca seja um dos métodos mais efetivos, ele não é o único.
Isso porque atualmente o meio mais prático, efetivo e acessível é a internet.
Existem pessoas que começaram a vender doces pela internet e, hoje, permanecem com sua infraestrutura minimalista, mas com ampla capacidade de divulgação pelos canais digitais.
As redes sociais são excelentes ferramentas para isso, bem como o IFood. Mostre o cuidado em preparar os doces, conte histórias sobre suas receitas, curiosidades sobre a sua marca e, claro, apresente o seu cardápio nesses canais.
Assim, gradativamente, a sua empresa adquire presença digital e mais consumidores em potencial podem entrar em contato com o seu estabelecimento.
Enquanto falamos sobre como ser uma empreendedora de doces, temos que reforçar a importância em compor diferenciais para o seu negócio.
Pois são esses detalhes — pequenos ou significativos — que ajudam a criar identidade para a sua marca. E você, certamente, já os conhece à medida que lê este artigo sobre como vender doces.
Talvez, seja a sua receita de brigadeiro. Ou, quem sabe, o tipo de chocolate usado em outras receitas adocicadas. Às vezes, a própria história da sua empresa tem algo que nenhuma outra empresa possui. O equipamento que você usa e agrega valor ao seu negócio também diz muito sobre a sua produção e a qualidade do serviço prestado.
Independentemente de qual (ou quais sejam) seja esse fator, explore-os. Pessoas se conectam com as marcas a partir desses elementos.
Saber usar esses ingredientes para ir além da suculência das suas receitas pode fazer toda a diferença para você aprender como vender doces e se consolidar no mercado.
E conte conosco para fazer parte de todos os capítulos da sua trajetória!
Para explorar novos nichos, você pode vender doces que vão desde os tradicionais beijinhos e brigadeiros, até suas variações, como o gourmet, o fit e o vegano.
Na sequência, entramos em mais detalhes sobre cada um deles. Acompanhe!
Os doces tradicionais que você pode investir em como vender são:
brigadeiro;
beijinho;
olho de sogra;
dois amores;
quindim;
cajuzinho.
Os doces gourmet podem seguir a mesma ordem de doces tradicionais, pois o que os diferencia dos demais são os ingredientes usados na produção.
Para os docinhos gourmet, os ingredientes devem ser da melhor qualidade, algo que garantirá mais textura e sabor a eles.
Os doces fit tem um público-alvo bem específico: pessoas que são extremamente preocupadas com a saúde e mantêm uma alimentação saudável.
Eles praticam exercícios com regularidade e podem até mesmo ser esportistas ou atletas.
Para fazer esses doces, você deve investir em ingredientes que contenham na composição proteínas, suplementos alimentares, carboidratos de baixo índice glicêmico e alimentos antioxidantes.
O doce vegano também tem um público bem definido: os veganos, claramente.
Para produzir esses docinhos, você deve ter receitas totalmente livres de produtos de origem animal, como o chocolate vegano.
Para entender como vender doces pela internet, é fundamental ficar por dentro de todas as possibilidades disponíveis, como vender doces por encomenda, pelo Instagram e pelo IFood.
Abaixo, explicamos melhor como funciona cada formato de venda de doces online. Acompanhe!
A venda por encomenda consiste em conversar com o seu cliente e registrar o pedido dele, acordando uma data e horário de entrega.
Depois, fica a seu cargo produzir os doces encomendados e entregar conforme o que foi acordado.
Nesse formato, você pode solicitar metade do pagamento adiantado e a outra metade assim que tudo for entregue ou pode fazer a cobrança assim que entregar tudo.
Para vender doces pelo Instagram, antes de tudo, você precisa ter uma conta especial para o seu negócio e essa conta precisa ser um perfil COMERCIAL, para você ter dados para análise de resultados e desempenho sobre a sua página.
O lado bom da venda de doces pelo Instagram é que você pode utilizar o recurso de integrar o seu catálogo, assim seus clientes podem fazer os pedidos diretamente pela rede social, como se estivessem em um aplicativo de Delivery.
No mais, para o seu Instagram de venda de doces bombar, não esqueça de apostar em fotos saborosas e que irão dar água na boca dos seus seguidores, afinal, esse é o grande segredo da venda de alimentos online.
Aprender a como vender doces pelo IFood é uma ótima estratégia para bombar o seu negócio, pois esse aplicativo é extremamente popular e abre espaço para conquistar cada vez mais clientes.
Para aprender a se cadastrar no IFood e começar a vender, você pode ler o nosso artigo completo sobre o tema, explicando como fazer isso em um passo a passo.
Ressaltamos que para vender doces no IFood é fundamental que você tenha um CNPJ do seu negócio, pois a plataforma ainda não liberou a venda para pessoas físicas.
E também é importante destacar que é preciso pagar uma taxa para vender por esse Delivery.
Esses valores cobrados são determinados de acordo com dois planos diferentes que eles oferecem, sendo um deles para restaurantes que têm serviço de entrega próprio e o outro para restaurantes que escolhem trabalhar com entregadores do iFood.
Nesse sentido, os que têm serviço de entrega próprio, o iFood direciona para o plano básico, em que as mensalidades são de aproximadamente R$ 100,00 caso faturamento mensal do restaurante seja maior que R$ 1.800,00.
Para aumentar a sua produção de doces, você pode e deve contar com uma máquina de fazer doces, como a da Interlaser.
A nossa máquina, em especial, é uma grande aliada da sua produção, pois garante que os seus alimentos sejam feitos rapidamente e com uma qualidade acima da média.
E atualmente, temos quatro máquinas a sua disposição:
As duas últimas opções são as mais indicadas para as produções em grande escala, possibilitando que você consiga produzir de 10.000 a 15.000 doces e salgados por hora.
Para ter ainda mais qualidade nos seus doces, conheça a máquina da Interlaser!
Vimos, ao longo deste post, como vender doces é algo que demanda planejamento, cuidado, atenção aos detalhes e diferenciais.
É uma batalha constante e repleta de desafios. Mas é também um processo que se transforma e adapta-se às suas características, objetivos e necessidades.
Vale lembrar, inclusive, que essas etapas podem ser facilitadas por meio de equipamentos de rápida adaptação, produção e usabilidade.
São qualidades elementares para produzir salgados e doces e suprir uma demanda contínua, do mercado brasileiro, com agilidade e sem perder a qualidade!
E não deixe de acessar nosso site e conhecer nossos produtos! e também nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades
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