7 passos para saber como armazenar salgados para vender

pastelzinhos e mini coxinha dispostos na mesa, exemplo de como armazenar salgados

7 passos para saber como armazenar salgados para vender

Saber como armazenar salgados para vender não se trata apenas de colocá-los em um isopor ou em um saco e inseri-los no freezer.

Para que você ofereça produtos saborosos e de qualidade para os seus clientes, é preciso armazená-los corretamente, seguindo algumas etapas, para manter o sabor e o aroma dos alimentos preservados.

Assim, você pode usufruir da praticidade que é deixar os seus salgados prontos e organizados, para vendê-los na rua em para eventos, como casamentos ou aniversários.

Isso permite que você economize tempo, além de economizar com ingredientes, pois ao saber como armazenar salgados para vender, você evita que os alimentos passem estraguem ou sejam desperdiçados.

Então, bora aprender a como armazenar salgados para vender da forma certa? Basta seguir a leitura conosco!

salgados distribuídos, exemplo de como armazenar salgados para vender

Por que armazenar salgados para vender?

Entender como armazenar salgados para vender é importante porque desse modo você consegue conservar a forma e o sabor dos seus alimentos por mais tempo, até a hora deles serem preparados e consumidos por seus clientes.

Então, armazená-los corretamente permite que você consiga transportar eles por distâncias mais longas, caso você venda salgados na rua, ou deixá-los por mais tempo no freezer,

Justamente por isso nós damos a dica de sempre escolher por recipientes que permitam que você deixe os seus salgados refrigerados ou congelados, para eles serem transportados com facilidade e sem danificar o formato dos seus alimentos.

Passo a passo de como armazenar salgados para vender sem perder o sabor

Para entender como armazenar salgados para vender, você deve seguir alguns passos, como saber se você irá armazená-los congelados ou fritar na hora, não congelar salgados fritos e assados juntos, atentar-se à disposição dos salgados, escolher o melhor tipo de embalagem, manter as informações na embalagem. respeitar o tempo de conservação de cada produto e não recongelar salgados armazenados. 

Então, bora ficar por dentro de todas essas dicas de como armazenar salgados para vender na rua? Acompanhe!

1. Saiba se irá armazenar congelado ou fritar na hora

Antes de nos aprofundarmos em como armazenar salgados para vender, é preciso saber que qualquer salgado pode ser congelado, desde quibes, coxinhas, risoles, croquetes, empadas, pães de queijos e afins.

O prazo máximo para mantê-los congelados é de até três meses antes de serem consumidos e o segredo para eles se manterem saborosos está na maneira correta de armazenar cada um, principalmente em relação às embalagens, que precisam estar bem vedadas.

Outro ponto fundamental para manter saborosos os seus salgados armazenados no congelador é em relação a temperatura, que segundo às regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), precisam ser mantidos em temperatura igual ou abaixo de -18ºC.

Por fim, mais uma dica extra de como armazenar salgados para vender: os salgados fritos devem ser congelados imediatamente depois de você ter preparado eles, enquanto os salgados assados devem passar pelo processo de pré-cozimento no forno, para então serem congelados.

2. Não congele salgados fritos e assados juntos

Os salgados fritos devem ser congelados já empanados, para então serem fritos na hora de consumi-los.

Já os salgados assados devem passar pelo forno antes de serem guardados no freezer, conforme alertamos acima.

E justamente por conta dessa diferença que salgados fritos e salgados assados não devem ser congelados e armazenados juntos.

3. Atente-se a disposição dos salgados

Saber como armazenar salgados para vender envolve ficar de olho na hora de dispor de cada um deles.

Aqui, a sugestão é nunca fazer pilhas muito altas de salgados, pois isso prejudica a forma, manutenção e também temperatura dos seus alimentos.

Então, para não ter erro, garanta o equilíbrio no armazenamento, pois assim nenhum deles será deformado e você conseguirá manter a temperatura de todos eles iguais.

pastelzinhos e mini coxinhas dispostos na mesa, exemplo de como armazenar  salgados

4. Escolha o melhor tipo de embalagem

As embalagens de armazenamento de salgados não devem focar em serem bonitas, como às embalagens de artesanato.

O foco destas deve ser, acima de tudo, em manter a integridade dos seus alimentos, portanto, você deve considerar o material delas em primeiro lugar.

Se você vai vender salgados na rua, o isopor ou a caixa térmica são as opções perfeitas para serem usadas.

Isso porque eles mantêm a temperatura dos seus alimentos e, se bem distribuídos dentro delas, não prejudicam os formatos deles.

Mas se você está em busca de embalagens para armazenar os seus salgados congelados, você pode optar por sacos plásticos, vasilhas plásticas ou caixas de papel, sendo que as caixas devem sempre ser usadas como reforço para os sacos plásticos.

5. Mantenha informações na embalagem

Mais uma regra que precisa ser seguida à risca sobre como armazenar salgados para vender é manter nas embalagens todas as informações do seu produto, como data de validade, data de fabricação e ingredientes.

E se você está armazenando salgados para congelar, lembre-se de que essas informações são essenciais para a sua rotatividade, que deve ser feita com base em: tudo que entra primeiro no freezer, deve sair primeiro.

6. Respeite o tempo de conservação de cada produto

No processo de entender como armazenar salgados para vender, quando falamos do tempo de conservação de cada produto, falamos sobre as datas de validade, que podem variar de acordo com cada ingrediente.

Por isso que este ponto deve ficar o mais claro possível para você e para o seu cliente na embalagem.

E aqui, uma dica caso você esteja em busca de saber como armazenar produtos para congelar, é sempre usar ingredientes que podem ir para o freezer.

7. Não recongele os seus salgados armazenados

Agora você já está craque em como armazenar salgados para vender!

Mas antes de colocar todas as dicas que demos aqui em prática, atenção nesse alerta: nada de recongelar os seus salgados armazenados, ok?

Isso porque uma vez que eles são descongelados, eles não podem passar pelo congelamento mais uma vez e precisam ser consumidos imediatamente.

Além do mais, o recongelamento compromete a consistência, sabor, qualidade e validade do seu salgado, então, melhor não arriscar, concorda?

Como descongelar corretamente salgados fritos e assados?

Ao descongelar salgados fritos, como risoles e coxinhas, retire eles do congelador e das embalagens plásticas apenas na hora da fritura.

Ou seja, retire eles do freezer e aguarde cerca de dez minutos, para que os cristais de gelo derretam, e então coloque eles no óleo para fritar.

Não há necessidade de fazer salgados fritos passarem por um pré-descongelamento, porque isso pode estourar eles enquanto estão no óleo.

Aliás, fique atento à temperatura ideal para fritar salgados congelados: 180º. 

Uma gordura muito mais quente do que isso pode queimar os seus salgados, enquanto uma temperatura abaixo desses graus pode deixá-los gordurosos.

Então, deixe o seu óleo a 180º e assim você irá garantir que seus alimentos ficarão crocantes por fora e extremamente macios e quentinhos por dentro.

E em relação aos salgados assados, para descongelá-los de forma correta, é preciso prepará-los um dia antes de assá-los.

Além do mais, o descongelamento deles começa dentro da geladeira e nunca em temperatura ambiente, então, tire eles do freezer e coloque-os na geladeira um dia antes de levá-los ao forno.

Assim que estiverem descongelados, leve esses salgados para o forno pré-aquecido e então veja eles se tornarem alimentos saborosos e prontos para serem consumidos!

pãos de queijos dispostos em uma bandeja, exemplo de como descongelar e assar salgados corretamente

Dica: o que fazer para o salgado não murchar?

Para que o seu salgado não murche e siga crocante e apetitoso por mais tempo, basta usar três ingredientes, sendo eles: água, amido de milho e farinha de empanado.

A água ajuda por ser um ingrediente neutro e perecível, ou seja, que não vence, então ela age eliminando os riscos de o seu produto estragar rapidamente, como pode acontecer com o uso do ovo ou do leite.

O amido de milho, quando usado junto com a água, dá aderência, deixando o seu salgado com uma casca fina e mais saborosa.

Por fim, a farinha de empanamento serve para finalizar o processo!

Conheça as máquinas de salgados da Interlaser e otimize a sua produção e venda de salgados!

Conclusão

Com esse artigo, esperamos que você tenha entendido como armazenar salgados para vender, para fazer isso de forma correta em seu negócio!

Para te ajudar nessa missão, separamos um passo a passo, que consiste em:

  • saber se você irá armazená-los congelados ou fritar na hora;
  • não congelar salgados fritos e assados juntos;
  • atentar-se à disposição dos salgados;
  • escolher o melhor tipo de embalagem;
  • manter as informações na embalagem;
  • respeitar o tempo de conservação de cada produto;
  • não recongelar salgados armazenados.

E lembre-se que para criar mais alimentos em menos tempo e sem perder a qualidade e o sabor deles, você pode contar com as máquinas de salgados da Interlaser! Para conhecê-las, basta clicar aqui.

Compartilhar esta postagem

    SOLICITAR ORÇAMENTO