Massa modeladora: qual a melhor tipo? 3 dicas de receitas

Massa de modelar caseira

Massa modeladora: qual a melhor tipo? 3 dicas de receitas

Se você está em busca de massa modeladora, é provável que trabalhe produzindo salgados para vender, certo?

Se esse é o caso, para aumentar a sua produção de forma mais prática e permitindo que você invista o seu tempo em outras atividades do seu negócio, como marketing e atendimento ao cliente, as máquinas modeladoras são uma mão na roda.

E engana-se quem pensa que essas máquinas mudam o sabor dos salgados, afinal, você continuará fazendo as mesmas receitas, mas terá um equipamento que vai te ajudar a modelar os seus produtos no tamanho que você quiser, deixando eles uniformes.

Para te dar diversas dicas sobre massa modeladora, máquinas de salgados e até mesmo receitas que você pode adotar ao seu cardápio, nós preparamos esse artigo completo. 

Vem com a gente!

O que é massa modeladora?

Quando falamos em massa modeladora, estamos falando de uma máquina em que você insere as massas de salgado que faz com as suas próprias receitas e elas se responsabilizam por modelar o formato do salgado como você quiser.

Deste modo, você tem salgados como coxinhas, kibes, risóles e bolinhas de queijo, todos padronizados em um só tamanho que você também define.

E o resultado vai além de salgados uniformes e padronizados, pois a massa modeladora é um equipamento que otimiza e facilita toda a sua produção, diminuindo o tempo que você gasta modelando salgados.

Isso porque uma máquina de massa modeladora tem capacidade de produzir até 5.000 unidades de salgados por hora!

E não, os salgados não perdem a qualidade, o sabor e a estética por serem feitos de forma rápida.

O mais importante é que você trabalhe com massas que tenham uma textura macia e que não grude nas mãos, pois assim elas também não irão grudar na máquina.

Para criar uma massa ideal para salgados fritos que irão ser produzidos na máquina de massa modeladora, nós indicamos a seguinte receita, que rende aproximadamente 7kg:

  • 2 litros de água.
  • 2 litros de leite.
  • 2,5 quilos de farinha de trigo.
  • 100 gramas de caldo de galinha.
  • 70 gramas de tempero completo.
  • 150 gramas de margarina.
  • 150 gramas de óleo.

Preparo da massa: 

Insira todos esses ingredientes citados na máquina de massa de modelar, menos a farinha.

Depois, ligue o fogo e faça o equipamento funcionar batendo somente às vezes, para evitar que os ingredientes queimem ou grudem no fundo da máquina.

Quando a água estiver fervendo, acrescente pouco a pouco a farinha e abaixe o fogo, deixando a massa cozinhar por aproximadamente 3 minutos nessas condições e depois mais 3 minutos só com o batedor ligado e o fogo desligado.

Agora tire a massa da máquina e a espalhe na mesa para esfriar.

Enquanto esfria, corte a massa em placas e vá alimentando a máquina de massa modeladora pela abertura da tampa.

Melhores tipos de massa modeladora

Massa de Modelar exemplo de massa de bolinha de queijo

Os melhores tipos de massa modeladora são aquelas em que você capricha no preparo, afinal de contas, é o preparo que define a qualidade do seus salgados.

E para isso existem diversas estratégias e técnicas que ajudam a fazer a sua massa modeladora a ficar macia, homogênea, sem grudar na mão e, consequentemente, na máquina.

Mas antes de falarmos dessas técnicas, reforçamos que a escolha de bons produtos para fazer o preparo é fundamental, então também fique de olho nisso ao escolher sua farinha, leite, batata e mandioca.

Aqui, uma das primeiras dicas que apresentamos é a troca da farinha de trigo pela farinha de arroz, caso você queira produzir salgados para consumidores que são intolerantes ao glúten.

Mas caso você queira fazer produtos veganos e naturais, opte por produzir seus alimentos com massas de batata doce.

E para explorar sabores diferentes, você também pode usar massas à base de mandioca, basta cozinhar a mandioca e amassá-la no moedor de carne até ela ficar homogênea.

Por fim, se o seu objetivo é fazer quibes, passe a sua massa duas vezes no moedor para conseguir ter uma liga boa, de modo que ela fique homogênea.

E lembre-se sempre da nossa dica: para ter o melhor das máquinas de massa modeladora, certifique-se de que a sua massa não esteja grudando na mão, pois assim ela não irá grudar no equipamento.

Quanto aos recheios dos seus salgados, busque sempre deixá-los cremosos e com uma textura macia, para que eles consigam deslizar com mais facilidade pelos bicos de recheio e pelo cabeçote.

Uma dica para conseguir um recheio neste ponto ideal é misturar um frango com molho bechamel e sempre retirar toda a água do cozimento do frango, para não deixar o seu recheio úmido e com líquido na máquina.

Confira quais os melhores modelos de máquinas modeladoras para massas.

Receitas de massa para modeladora

Coxinha recheada aberta como exemplo de massa modeladora

Na sequência, separamos 3 receitas para serem feitas na máquina de massa modeladora, sendo elas: massa para salgados à base de leite e batata, massa salgada de leite, massa doce de churros. Acompanhe!

Massa para salgados à base de leite e batata

Ingredientes para a receita:

  • 1,8kg de leite integral;
  • 2,75kg de caldo base;
  • 450g de margarina 80% de lipídeos ou manteiga;
  • 2,57kg de farinha de trigo peneirada;
  • 75g de sal;
  • 250g de flocos de batata hidratada com 150 g de água.

Modo de preparo

De forma manual, coloque em uma panela grande o caldo base, a margarina, o leite integral e o sal.

Espere começar a ferver e depois abaixe o fogo para adicionar de uma só vez toda a farinha.

Para não correr o risco de empelotar, siga sempre misturando e puxando a massa das laterais para o centro, até ela se soltar completamente do fundo da panela.

Para seguir com essa receita com a massa de batata, acrescente a batata hidratada neste momento.

Na sequência, mexa a batata por aproximadamente seis minutos ou até que ela seja completamente absorvida e a sua massa fique homogênea e lisa.

Massa salgada de leite

Ingredientes para a receita: 

  •  2,75kg de caldo base;
  • 2,57kg de farinha de trigo peneirada;
  • 1,8kg de leite integral;
  • 70g de sal;
  • 400g de margarina 80% de lipídeos ou manteiga.

Modo de preparo

O modo de preparo da massa salgada de leite é o mesmo da receita acima, ou seja, você deve colocar em uma panela grande o caldo base,  a margarina, o leite integral e o sal.

Depois espere começar a ferver e abaixe o fogo para adicionar de uma só vez toda a farinha.

Por fim, para não correr o risco de empelotar, siga sempre misturando e puxando a massa das laterais para o centro, a tela se soltar totalmente do fundo da panela.

Massa doce de churros

Como a máquina de massa modeladora também tem a capacidade de produzir doce, trouxemos essa receita de massa doce de churros para você aprender.

Ingredientes para a receita:  

  • 600g de açúcar;
  • 6kg de água;
  • 10g de sal;
  • 5g de canela; 
  • 3kg de farinha de trigo peneirada;
  • 900g de margarina 80% de lipídeos ou manteiga.

Modo de preparo

De forma manual, coloque em uma panela grande o açúcar, o sal, a água, a canela e a margarina.

Aguarde até os ingredientes começarem a ferver e então abaixe o fogo para adicionar a farinha de uma só vez.

Para não empelotar a massa, puxe ela das laterais para o centro até que ela se solte completamente do fundo da panela.

Mecha por 6 minutos ou até a massa ser completamente absorvida e se torne homogênea e lisa.

Não sabe qual a melhor massadeira usar? Confira aqui lista das melhores máquinas para testar suas receitas!

Conclusão

Com esse artigo, a nossa missão era explicar que a máquina de massa modeladora é um equipamento em que você insere as massas de salgado que faz com as suas próprias receitas, deixando que elas se responsabilizem por modelar o formato do salgado como você determinar.

Assim, você tem disponível para vender salgados como coxinhas, kibes, risóles e bolinhas de queijo, todos padronizados em um só tamanho que você também define.

Ressaltamos aqui que as máquinas de massa modeladora não alteram o sabor dos salgados e nem diminuem a qualidade deles, muito pelo contrário, elas os deixam ainda mais saborosos e esteticamente bonitos.

Para isso, você pode seguir as dicas que demos aqui sobre como fazer os melhores tipos de massa modeladora e recheios, como comprar produtos de boa qualidade e explorar novos sabores, como os de produtos veganos e naturais, em que a massa é feita a base de batata doce ou mandioca.

Além do mais, você pode seguir as receitas que apresentamos ao longo do texto, sendo elas: receita massa para salgados à base de leite e batata, de massa salgada de leite e de massa doce de churros.

Compartilhar esta postagem

    SOLICITAR ORÇAMENTO