Como fazer massa para salgados: truques para você não errar

como fazer massa para salgados

Como fazer massa para salgados: truques para você não errar

Você até pode saber como fazer massa para salgados. Afinal, essa deve ser a base do seu trabalho e muitos elogios já devem ter sido encaminhados às suas hábeis mãos.

Só que é sempre possível aprender algo novo, concorda? Sem falar que existem diversos tipos de massa. Saber o que usar para empanar salgados ou, ainda, o que faz o salgado ficar encharcado só tem a melhorar a sua rotina profissional.

Por isso, pensamos neste post completíssimo sobre como fazer massa para salgados! Inclusive, com uma grande dica para você aprender como fazer massa para salgados em grande escala.

Vamos, então, descobrir juntos como tornar o seu negócio mais produtivo e rentável? É só seguir com esta leitura!

Tipos de massa para salgados que existem

massa para salgados que existem

Talvez, existam poucas pessoas no país com a mesma habilidade que você tem para produzir deliciosas frituras. Entretanto, você sabe como fazer massa para salgados assados?

E a variedade necessária para trazer sabor às festas de aniversário dos seus clientes?

A amplitude de salgados — indo além da popularíssima coxinha — brasileiros exige bastante conhecimento da sua parte, também. Veja se você sabe como produzir todos os tipos de salgados listados a seguir:

  • massa salgada — aquela que leva apenas farinha, água, sal e fermento —, muito usada na panificação;
  • massas de alta hidratação, que são particularmente usadas em pães de massa salgada
  • massas doces, que têm muito a agregar aos docinhos que você também pode preparar;
  • massas semi doces, que são as populares para fazer massa de salgados assados (como a esfirra fechada);
  • massa folhada, que tem o croissant como um de seus principais representantes;
  • massa podre (ou semi podre), que é a estrutura para a confecção de empadas, tortas e empadões;
  • massa de pizza, que são diferenciadas para festas, inclusive.

E aí, consegue nos dizer quais dessas opções você já tem certa especialidade? 

É claro que aprender como fazer massa para salgados tem a ver com técnicas exclusivas, para os exemplos acima. Mas conhecer cada uma delas permite que você acrescente mais variedade ao cardápio e, consequentemente, opções para cativar o seu consumidor.

Como fazer massa para salgados: dicas essenciais

Além das particularidades de massas citadas acima, você tem que cuidar de algumas questões que envolvem salgados específicos. Por exemplo:

O que fazer quando ainda não tenho uma Jetfood Black e a massa de coxinha gruda na mão?

Como fritar salgado grande?

O que faz o salgado ficar encharcado?

Essas e outras questões podem ser melhor exploradas com as dicas que separamos abaixo. Confira-as, e veja como agregá-las à sua rotina de fazer massa para salgados!

dicas para massa de salgados

Cuidado ao empanar os salgados

Tudo bem, sabemos que esse tipo de dica pode parecer óbvio para quem já tem muita experiência na cozinha. Mas como dissemos anteriormente, nunca é tarde para aprender algo diferente.

Ou seja: mesmo que você saiba basicamente tudo sobre como fazer massa para salgados, talvez você consiga absorver algo relevante deste tópico. Afinal de contas, muita gente enfrenta desafios na hora de empanar os salgados.

E estamos aqui para ajudar! Confira algumas dicas práticas e que não custam nada de ser implementadas na sua cozinha para agregar mais valor ao processo de produção:

  • procure empanar os salgados assim que você modelá-los. Isso permite que a farinha ganhe mais aderência à massa, e também deixando seus quitutes cobertor uniformemente;
  • que tal incrementar o sabor do próprio empanado? Existem alguns ingredientes que vão muito bem, quando acompanhados da farinha de rosca, como orégano, ervas, especiarias ou mesmo caldo de galinha em pó;
  • quer manter o frescor e a conservação dos produtos por mais tempo? Então, armazene os seus salgados empanados em temperatura de geladeira;
  • um segredinho já bastante conhecido das cozinhas é o uso da clara do ovo, apenas, para empanar os salgados. Sem a gema, a clara se mistura mais à farinha e, assim, pode deixar os seus salgados mais crocantes.

Viu como dá para aprender algo novo e incluir no seu processo de fazer massa para salgados?

Não deixe eles encharcados

Não há muito segredo em descobrir o que faz o salgado ficar encharcado, certo? A questão, contudo, está associada aos elementos em torno dessa etapa do processo de fabricação dos salgadinhos.

Por exemplo: a quantidade de óleo usada. Isso porque, quando você mantém os produtos imersos (cerca de 1 cm acima dos salgados) eles ficam crocantes e com aparência uniforme. 

Além disso, a temperatura do óleo é fundamental para combinar com o sucesso da sua massa para salgados. Lembre-se que, se estiver muito quente, você vai deixar a parte de dentro crua e, complementarmente, torrar a parte externa.

Por sua vez, um óleo não tão quente pode desmanchar o salgado e deixá-lo encharcado.

Qual é a temperatura ideal, então? Em média, a 180 °C. E existe um jeitinho simples de certificar-se de que você alcançou a temperatura ideal, bastando acrescentar um pouquinho (pouca coisa mesmo) de farinha de rosca na panela.

Assim que chegar à temperatura ideal, o ingrediente vai subir até a superfície.

Mas existem outras técnicas que ajudam você, que está aprimorando os conhecimentos sobre como fazer massa para salgados, fritar seus produtos. Veja quais são:

  • cuidado na hora de fritar — especialmente, quando os salgados estiverem congelados. Pois o pouco de água retido nos seus quitutes pode se tornar uma combinação perigosa com o óleo quente. Use, sempre, uma escumadeira ao adicionar os salgados na panela;
  • fique de olho na quantidade de produtos na panela. É recomendável fritar um (ou poucas unidades) ao mesmo tempo, porque o grande número de salgados ajuda a esfriar o óleo;
  • escorra o óleo para retirar o excesso retido nos salgados (use um papel toalha para ajudar).

Escolha produtos de qualidade

massa para salgados assados

Não há dúvidas de que essa é uma das principais dicas para você aprender como fazer massa para salgados: os ingredientes selecionados.

Usar produtos de baixa qualidade (ou orientando-se apenas pelo preço de etiqueta deles) pode alterar o resultado final. Pode ser na textura, no tempo de preparo, no sabor… Cada detalhe faz toda a diferença em todas as etapas do processo.

Vale, também, analisar as características de cada produto. Com o óleo de milho, por exemplo, os salgados tendem a estourar menos, e a aparência final deles é também significativamente visível.

Cuidado com o ponto da massa

Equilíbrio é a chave para quem está aprendendo como fazer massa para salgados. Ao menos, para alcançar o ponto ideal dela.

Isso porque, quando muito fina, ela estoura com facilidade ao entrar em contato com o óleo. O mesmo vale para os casos em que a parede da massa é firme demais.

No que diz respeito ao ponto da massa, inclusive, é importante ficar de olho no seu cozimento. Ao “passar do ponto”, é comum obter um resultado mais elástico, e isso agrega rigidez aos seus salgados. E não os deixa tão suculentos.

Higiene é fundamental

Seja para a produção de doces ou salgados, a higiene na cozinha é prioridade.

Isso é inegociável. Por isso, certifique-se de que a sua cozinha e os utensílios são constantemente limpos e higienizados. E, também, toda a sua equipe ao manusear os alimentos e preparar os seus produtos.

O que vale, é claro, na hora de fazer a massa para salgados.

Organização não pode faltar!

Organização é, também, uma palavra-chave para o sucesso de qualquer empresa no ramo alimentício.

Nesse sentido, vale a pena conhecer as melhores formas de tornar o seu negócio mais produtivo, eficiente e econômico. Ao usar os recursos da melhor forma e ter auxílio preciso em algumas etapas do fluxo de trabalho, você só tem a se beneficiar.

A grande dica que temos, para este tópico, é conhecendo os benefícios de um equipamento para fazer salgados e doces!

Isso aumenta sua capacidade produtiva em milhares de unidades por hora. E, consequentemente, você pode focar em tornar os seus produtos mais irresistíveis — como adicionando as nossas dicas sobre como fazer massa para salgados.

Enquanto isso, o equipamento deixa o processo mais uniforme, autônomo e eficiente. 

massa para salgados fritos

A Interlaser tem a solução ideal para você fazer as massas dos seus salgados! Confira!

Conclusão

Viu como é possível aprender novas coisas para fazer massa para salgados?

Inclusive, qualificando a sua empresa com equipamento de ponta e muito bem alinhado com as necessidades, características e objetivos do seu negócio!  E não deixe de acessar nosso site e conhecer nossos produtos! e também nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades

Compartilhar esta postagem

    SOLICITAR ORÇAMENTO