Como fazer o congelamento de salgados

congelar salgados

Como fazer o congelamento de salgados

Como deve ser feito o congelamento correto de salgados?

O congelamento deve ser feito de forma rápida para garantir a segurança alimentar e a integridade do produto e, principalmente, de quem o consome. Então não dê bobeira e congele assim que retirar da sua máquina de salgados e doces.

Temos de levar em consideração o tempo e a temperatura em que os salgados ficarão expostos até congelarem por completo. Alguns freezeres caseiros já possuem a opção FAST FREEZING, que acelera o congelamento.

No mercado industrial, existe um equipamento chamado ULTRACONGELADOR que, dependendo de sua capacidade, pode congelar os salgados em apenas 45 minutos. Aparelhos assim funcionam muito bem em conjunto da Jetfood Black, já que podem existir momentos em que seja necessário armazenar parte da produção.

Vamos ver passo a passo como realizar o congelamento de forma rápida e eficaz usando o freezer caseiro para congelar os salgados que você fez (ou queria ter feito) em sua Jetfood Master.

PASSO 1:

Após o empanamento, coloque os salgados em formas de alumínio ou qualquer outro material metálico. Tome o cuidado de não colocar muitos salgados nas formas, para evitar que o peso os amasse.

PASSO 2:

Leve os salgados para o freezer e intercale as formas da melhor forma possível para evitar que os salgados amassem. O tempo de congelamento pode variar de 8 a 12 horas, dependendo da capacidade do seu freezer.

coxinha forma

Dica importante: sempre faça o congelamento em aberto usando formas de material metálico, elas ajudam para um congelamento mais rápido. As formas de plásticos devem ser evitadas, pois o plástico é um péssimo condutor de temperatura, atrasando o congelamento e podendo ocasionar fermentação.

 

Após o total congelamento, embale e mantenha sob refrigeração à -18ºC.
Nesta temperatura, os salgados se manterão próprios para consumo por até 6 meses.
Durante o congelamento, são formados micro cristais de gelo que vão ficando cada vez maiores se o congelamento ocorre de forma lenta.
Estes cristais grandes rompem as moléculas de amido e destroem sua estrutura.
Por este motivo, aconselhamos a NUNCA DESCONGELAR os salgados para fritar.

Dica: Nunca embale os salgados para armazenamento sem que estejam congelados para evitar amassamento e a perda de formato.

Veja o passo a passo de fritura de salgados aqui.

Quer otimizar e padronizar sua produção? Conheça nossa formadora JETFOOD+?

Clique ao lado e inicie uma conversa com nossos consultores.


Compartilhar esta postagem

Comments (3)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.