Como fazer o congelamento de salgados

Como fazer o congelamento de salgados

Como deve ser feito o congelamento correto de salgados?

O congelamento deve ser feito de forma rápida para garantir a segurança alimentar e a integridade do produto e, principalmente, de quem o consome.

Temos de levar em consideração o tempo e a temperatura em que os salgados ficarão expostos até congelarem por completo. Alguns freezeres caseiros já possuem a opção FAST FREEZING, que acelera o congelamento.

No mercado industrial, existe um equipamento chamado ULTRACONGELADOR que, dependendo de sua capacidade, pode congelar os salgados em apenas 45 minutos.

Vamos ver passo a passo como realizar o congelamento de forma rápida e eficaz usando o freezer caseiro.

PASSO 1:

Após o empanamento, coloque os salgados em formas de alumínio ou qualquer outro material metálico. Tome o cuidado de não colocar muitos salgados nas formas, para evitar que o peso os amasse.

PASSO 2:

Leve os salgados para o freezer e intercale as formas da melhor forma possível para evitar que os salgados amassem. O tempo de congelamento pode variar de 8 a 12 horas, dependendo da capacidade do seu freezer.

Dica importante: sempre faça o congelamento em aberto usando formas de material metálico, elas ajudam para um congelamento mais rápido. As formas de plásticos devem ser evitadas, pois o plástico é um péssimo condutor de temperatura, atrasando o congelamento e podendo ocasionar fermentação.

 

Após o total congelamento, embale e mantenha sob refrigeração à -18ºC.
Nesta temperatura, os salgados se manterão próprios para consumo por até 6 meses.
Durante o congelamento, são formados micro cristais de gelo que vão ficando cada vez maiores se o congelamento ocorre de forma lenta.
Estes cristais grandes rompem as moléculas de amido e destroem sua estrutura.
Por este motivo, aconselhamos a NUNCA DESCONGELAR os salgados para fritar.

Dica: Nunca embale os salgados para armazenamento sem que estejam congelados para evitar amassamento e a perda de formato.

Veja o passo a passo de fritura de salgados aqui.

Quer otimizar e padronizar sua produção? Conheça nossa formadora JETFOOD+?

Clique ao lado e inicie uma conversa com nossos consultores.


Share this post

Comments (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *