Saiba mais sobre a venda de salgados vegetarianos e veganos

Saiba mais sobre a venda de salgados vegetarianos e veganos

Com o mercado em expansão, incluir salgados vegetarianos no cardápio pode aumentar o ticket de compra do seu cliente ou pode ser o seu próximo negócio!

O vegetarianismo é uma dieta baseada na exclusão de todos os tipos de carne e, dentro dessa vertente, há uma classificação:

  • Ovolactovegetarianismo: consomem ovos, leite e laticínios na alimentação.
  • Lactovegetarianismo: utilizam leite e laticínios na sua alimentação.
  • Ovovegetarianismo: consomem ovos na sua alimentação.
  • Vegetarianismo estrito: não utiliza nenhum produto de origem animal na alimentação.

Já o veganismo, é um estilo de vida que exclui o uso de qualquer produto que seja de origem animal como roupas, cosméticos, produtos de limpeza e outros.

No Brasil, mais de 30 milhões de pessoas são adeptas dessa dieta e o número só cresce. Ultimamente, como visto em diversos canais de comunicação, tem sido amplamente divulgada a “Segunda sem Carne” e as perguntas são: vamos incluir essa opção no cardápio e atender mais clientes? Vamos empreender nesse ramo e atender esse nicho que só cresce?

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, “já existe, no Brasil, cerca de 240 restaurantes vegetarianos e veganos, além de um boom de lançamentos de pratos e lanches veganos em restaurantes e lanchonetes. O crescimento do mercado brasileiro reflete tendências mundiais: no Reino Unido, houve crescimento de 360% no número de veganos no país na última década. Nos Estados Unidos, o número de veganos dobrou em 6 anos. “

A oferta de produtos adequados à essa dieta vem aumentando a cada dia, mesmo em locais que não servem especificamente comidas vegetarianas ou veganas como o caso de restaurantes que possuem algumas opções de pratos específicos. Além desse público, é possível ainda atender aquelas pessoas que estão buscando uma alimentação mais saudável e não necessariamente são adeptas desses regimes alimentares.

As formas de comercialização desses produtos são bem convidativas e atendem diversos públicos:

  • Salgados com recheios vegetarianos;
  • Nhoques recheados ou não acompanhados de molhos como de tomate ou berinjela;
  • Bolinho de arroz (arancini);
  • Pães diversos como o de batata, por exemplo;
  • Pão de queijo;
  • E muito mais!

Todas as opções acima podem ser vendidas na unidade, em porções (tamanho família, individual ou infantil), no quilo, congeladas, pré-assadas ou já assadas. É possível ainda trabalhar com delivery, servir refeições como almoço e jantar, comercializar somente os lanches ou atender todos os horários de refeições. Você também pode fornecer para outros estabelecimentos que queiram oferecer essa opção de consumo ao seu cliente, pode fazer parceria com nutricionistas, vender para lojas de suplementos, de produtos naturais, supermercados, lojas de conveniência e tantos outros estabelecimentos.

Como é possível perceber o mercado é amplo e a demanda cresce a cada dia. Se você pensa em empreender nesse ramo e quer agilizar sua produção, uma alternativa são as modeladoras de salgados. Com elas, além dos salgados, é possível fazer todas as opções mencionadas acima como nhoque, arancini, pão de queijo e batata e diversos outros produtos. Você pode contar também com o auxílio de outros equipamentos como a masseira e a empanadeira.

Lembre-se: as massas podem ser produzidas com batata, macaxeira, feijão, caldo de legumes, mandioquinha… e os recheios podem ter combinações diversas. São muitas as possibilidades!

Abaixo, temos um presente para você! Uma receita de massa de nhoque vegetariana dos deuses! Fácil e muito saborosa! Vamos lá?

Quer otimizar e padronizar sua produção? Conheça nossa linha de formadoras JETFOOD Clique ao lado e inicie uma conversa com nossos consultores.

MASSA VEGANA PARA NHOQUE (por Déa Lopes)

 

Ingredientes:

4,55 kg de caldo de legumes natural (salsão, cenoura, alho poró, cebola e alho)

100 ml de azeite

20 gr de salsinha desidratada

500 ml de óleo de girassol

300 gr de fécula de batata

70 gr de sal

2,75 kg de farinha de trigo

Modo de preparo:

Em uma panela grande, adicione o azeite, cebola e o alho e refogue até dourar. Acrescente os legumes cortados em pedaços pequenos e refogue. Coloque a água e deixe que cozinhe os legumes em ponto macio. Após isso, bata num mixer ou liquidificador até desmanchar por completo e misture bem. Adicione o óleo e deixe levantar fervura. De uma única vez, coloque todos os secos e mexa bem até que solte do fundo da panela.

Sirva com o molho de sua preferência.

E então, gostou do post? Esperamos ter ajudado!

Até a próxima!

Interlaser Máquinas

Linha de salgados com sabores diferenciados é um ótimo nicho de mercado.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *