Coxinha: como surgiu essa delicia

Coxinha: como surgiu essa delicia

Ah! Coxinhas… Difícil não gostar desse maravilhoso salgado. Presentes em festas, reuniões, bares, restaurantes e até em buquê para presente, elas estão presentes em nosso cotidiano e adorada pelo nosso paladar.

Quem inventou a Coxinha?

A coxinha de frango é possivelmente de origem paulista, com duas histórias contadas para seu surgimento. A primeira história tem origem em Limeira, interior de São Paulo e matriz da Interlaser Máquinas:  A Princesa Isabel e seu marido, tiveram um filho com deficiência mental, que foi escondido da corte do Rio de Janeiro. Este filho gostava muito de coxas de frango e no período em que residiram na cidade de Limeira-SP, na Fazenda Morro Azul, as cozinheiras da casa na falta de coxas de frango e prevendo a agitação do menino, decidiram desfiar o frango e transformá-lo inteiro em coxas. O alimento foi apreciado pela família real e posteriormente enviado para Portugal, onde também é popular até os dias de hoje.

Também, com origem no estado de São Paulo, outra história sobre o surgimento da coxinha, é na industrialização da região da grande São Paulo, onde vendedores ambulantes negociavam coxas de frangos na porta das indústrias. Em algum momento, um desses vendedores criou a coxinha de frango com um preço mais acessível que as tradicionais e teve muito sucesso.

Receitas para coxinha de frango e outros salgados:

Confira Receitas de Massas para modeladora

Confira Receitas de 5 Recheios favoritos

Quer otimizar e padronizar sua produção? Conheça nossa formadora JETFOOD+?

Clique ao lado e inicie uma conversa com nossos consultores.

Share this post

Comment (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *