Vender salgados na rua: 9 dicas para o seu negócio prosperar!

como vender salgados na rua

Se tem algo que o brasileiro gosta, sem dúvidas é um salgado! Justamente por isso vender salgados na rua pode ser uma ótima saída para fazer uma renda.

E o melhor é que não tem horário para comer um bom salgado.

O pão de queijo, por exemplo, é uma ótima pedida para o café da manhã. E há quem substitua o almoço por uma coxinha e ainda quem adore um quibe para o lanche da tarde.

E o segmento de salgados tem outras diversas oportunidades que vão além de vender salgados na rua.

Você pode começar neste formato, mas em pouco tempo pode expandir para vendas para aniversários, casamentos, confraternizações de empresas e muito mais!

Mas é claro que é preciso planejar alguns pontos específicos para vender salgados na rua e ter sucesso.

E é com isso que ajudamos você neste artigo.

Vem com a gente!

O que preciso para vender salgado na rua: 6 dicas para o seu negócio prosperar!

Para vender salgados na rua você precisa planejar o seu negócio, investir em matéria-prima de qualidade, ter equipamentos para a produção, se dedicar ao seu cardápio, escolher o seu ponto de venda e cuidar da apresentação do seu produto.

Abaixo, entramos em mais detalhes sobre cada um desses pontos. Acompanhe!

como vender salgados na rua

Planeje o seu negócio: das metas ao futuro do negócio

Planejar metas é importante para qualquer tipo de negócio, desde vender salgados na rua até grandes empresas.

Essa prática é o que fará você ter motivação para seguir e sempre buscar melhorias em seus processos.

Além do mais, ao planejar metas para vender salgados na rua, você consegue ver o histórico de avanço do seu negócio e considerar objetivos de acordo com cada momento.

As metas que você pode definir são:

  • financeiras;
  • comerciais;
  • operacionais.

Desse modo, você consegue desenvolver todos os processos do seu negócio e ver o crescimento por todas as partes!

Invista em matéria-prima de boa qualidade

Para vender salgados na rua você precisa de alguns ingredientes para a sua produção.

E o mais importante é que esses ingredientes, o que podemos chamar de matéria-prima, sejam de boa qualidade.

Isso porque você pode até ter uma boa receita em mãos, mas se a sua matéria-prima não for da melhor qualidade, as chances da receita dar errado são altas.

Nesse sentido, alguns ingredientes principais que você precisará para a sua produção de salgados são:

  • Farinha de trigo
  • Fermento
  • Ovos
  • Sal
  • Queijo
  • Carnes
  • Presunto e queijo
  • Óleo vegetal
  • Vasilhas, panelas, potes
  • Gás de cozinha, fogão etc.

Equipamentos

Além dos ingredientes de boa qualidade, você também precisará de equipamentos para fazer sua produção e vender salgados na rua.

Os principais deles são:

  • Facas de boa qualidade;
  • Espátula de silicone;
  • Colher de pau em tamanho médio
  • Copo medidor de mls;
  • Panela grande e de espessura grossa com capacidade mínima de cinco litros;
  • Peneiras de inox e plástica;
  • Tábua de carne;
  • Rolo de cozinha;
  • Medidores de diferentes tamanhos;
  • Fuê;
  • Recipientes;
  • Tabuleiros para salgados de tamanhos diferentes;
  • Bandejas de isopor;
  • Mesa para trabalhar, se puder, de inox ou de pedra;
  • Potes para condimentos e temperos;
  • Panela de pressão;
  • Aparelhos eletrônicos;
  • Fritadeira elétrica;
  • Balança pequena;
  • Liquidificador;
  • Luvas descartáveis;
  • Avental;
  • Touca de cozinha;
  • Embalagens/caixas apropriadas para entregar os salgados fritos.
  • Caixas plásticas para congelamento que caibam no seu freezer;
  • Bacias plásticas de tamanhos variados;
  • Fogão com forno.
  • Geladeira;
  • Freezer vertical;
  • Multiprocessador de alimentos;
  • Plástico filme;
  • Pano de chão;
  • Pano de prato;
  • Etiqueta de congelamento.
  • JETFOOD+ Black (máquina de fazer salgados)

Conte com a JETFOOD+ Black para otimizar sua produção de salgados.

Dedique-se muito ao seu cardápio

O cardápio de salgados precisa da sua dedicação porque as pessoas gostam de novidades.

Então, considere vender alguns salgados criativos e de sabores incomparáveis!

Escolha e defina os seus pontos de venda de acordo com 

Como vender salgados na rua é algo bem popular no Brasil, a escolha do seu ponto não será algo difícil de fazer.

Nessa etapa, você deve considerar locais que tenham uma alta circulação de pessoas e entender quais são os horários de pico.

É comum que os horários da manhã, almoço e final de tarde sejam os mais indicados nos pontos de venda.

Isso porque nesses períodos as pessoas vão ao trabalho, almoçam e voltam para casa.

E em todas essas situações elas provavelmente estarão com fome e um salgado cai bem!

Nossas sugestões de pontos de venda para vender salgados na rua são:

  • próximas a escolas, faculdade e outras instituições de ensino;
  • perto de centros comerciais;
  • próximo a escritórios;
  • perto de a terminais rodoviários;

Se atente a apresentação do seu produto

Quando falamos em apresentação dos seus produtos, falamos sobre as embalagens.

O principal ponto aqui é que você tenha uma embalagem apropriada para transportar os salgados, como em isopores. 

saiba como vender salgados na rua

Na prática: como vender salgados na rua?

Na prática, para vender salgados na rua você deve se empenhar na divulgação, reconhecer o gosto dos seus clientes e calcular o preço total dos seus produtos. 

Na sequência, ensinamos você a como fazer cada um desses passos. Confira!

Se empenhe em publicidade e marketing para vender o seu negócio

Para divulgar com excelência a sua venda de salgados você precisa entender quem são os seus clientes e quais são as suas preferências e necessidades.

Assim você consegue oferecer ao seu público o que ele quer e precisa, tendo uma abordagem mais específica. 

E na hora de colocar a divulgação em prática, lembre-se de investir tanto em marketing digital, como em marketing presencial.

O marketing presencial é sobre banners e panfletos que podem circular pela região em que você estará vendendo os seus salgados.

Já o Marketing Digital pode ser feito através de redes sociais, como Instagram, Facebook, Telegram, Tik Tok e WhatsApp, além de sites como a OLX e o IFood, caso você pense em trabalhar com vendas digitais.

Reconheça os gostos dos seus clientes

Conforme você for se aprofundando em vender salgados na rua, você verá que o seu público tem preferência por determinadas opções.

Não ignore essas preferências e reconheça o gosto dos seus clientes buscando sempre ter mais opções dos salgados favoritos e investindo em bons ingredientes para produzi-los.

Calcule o preço total dos seus salgados

Para calcular o preço total do seu salgado você precisa considerar alguns pontos, como custo da sua matéria-prima, custos fixos e variáveis, lucro e mercado.

A matéria prima, para ser calculada, deve ter um levantamento de todos os valores que compõem o seu produto. 

Por exemplo, se você vende coxinhas, precisa levantar quanto custa a farinha de trigo, manteiga, margarina, sal, flocos de batata, frango, leite, temperos

Aqui a nossa dica é que você faça esse controle numa planilha, sistema ou mesmo tabela feita à mão, pois assim é possível saber exatamente qual o custo da matéria prima para produzir cada item ou unidade do seu cardápio.

E um dos segredos nessa parte, é saber comprar! Então, esteja sempre de olho nas promoções e facilidades para a compra de insumos.

Os custos fixos se tratam daqueles que produzindo/vendendo ou não, terão que ser pagos, como  aluguel, condomínio, IPTU, pró-labore, salários e encargos.

Os custos variáveis são aqueles que variam conforme sua produção ou venda, como comissões de vendas, taxas de cartões de crédito, matéria prima, água, energia, gás, impostos sobre vendas.

O lucro é a diferença entre receita e todos os custos que foram necessários para produzir, comprar e comercializar os seus salgados. 

Então, defina quanto deseja obter de lucro e tente ser fiel à ele.

Por fim, o mercado é sobre fazer uma análise dos seus concorrentes e seu público alvo, verificando se o seu preço está adequado ou se precisa ser mudado. 

Tudo isso precisa ser levado em conta ao fazer o cálculo do valor unitário do seu produto.

E além deles, você pode fazer um adicional de 5 a 7% do custo total para “itens diversos”, como: detergente, esponja, luvas, toucas e embalagens.

Esse passo é um pouco trabalhoso, sabemos, mas assim você define quando cobrará e consegue traçar novas estratégias, como corte de custos e maneira de aumentar o lucro.

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Para otimizar a sua produção, você pode contar com a Interlaser!

Os nossos equipamentos permitem que você produza até 7.000 salgados por hora, além de contarem com proteção NR12 que preza por sua segurança, terem garantia de um ano e regulagem independente de massa, recheio e molde.

Eles também disponibilizam voltímetro digital para você acompanhar de perto a voltagem da sua rede, moldes de kibe, coxinha, bolinha e travesseirinho, além de bicos para salgados e doces de 7 gramas a 210 gramas.

Conheça a JETFOOD+ Black e produza até 15.000 salgados por hora!

Conclusão

Hoje a nossa missão era ajudar você com como vender salgados na rua.

Para isso, trouxemos um passo a passo com dica para a sua produção, como:

  • planejar o seu negócio
  • investir em matéria-prima de qualidade
  • ter equipamentos para a produção
  • se dedicar ao seu cardápio
  • escolher seu ponto de venda
  • cuidar da apresentação do seu produto.

E outras dicas mais práticas, como:

  • se empenhar na divulgação
  • reconhecer o gosto dos seus clientes
  • calcular o preço total dos seus produtos. 

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