Coxinha no copo: o que você precisa saber para iniciar um negócio!

Coxinha no copo: o que você precisa saber para iniciar um negócio!

Salgadinhos quentinhos, crocantes e na porção ideal para satisfazer a vontade naquele lanche rápido ou mesmo almoço e jantar: sim, esses são os salgados no copo!

Anteriormente, os salgados menores eram vendidos no cento ou tamanho lanche. Hoje, vemos muitos empreendedores reinventando a forma de vender o mesmo produto e assim conquistar mais clientes e nichos de mercado diversificados. Uma das grandes vantagens da venda de salgados e doces é que eles agradam a todas as idades e são servidos em diversas ocasiões (na verdade, ninguém precisa de motivo para comer essas maravilhas, certo? Rsrsrs). Esse tipo de produto pode ser um negócio exclusivo, ou seja, você poderá se especializar em vender somente coxinha no copo, pode ser uma linha de produto dentro do seu empreendimento ou você pode vender congelado para outros estabelecimentos também.

Vamos conhecer as características desse negócio?

• Produto:

Esse produto normalmente é comercializado em tamanho mini, ou seja, é salgado e doce que pesa em média entre 7 e 12 gramas cada. Geralmente são fritos na hora.

• Preço:

A ideia principal desse negócio é oferecer uma refeição rápida a um baixo custo para o cliente. Então, investir numa massa base saborosa e variar nos recheios mais acessíveis garantirão um cardápio atrativo e bom preço de venda. O custo de produção de salgados é baixo e o percentual de lucro é bem atrativo!

• Sabores:

A coxinha no copo começou a ser comercializada com o intuito de vender algo prático, saboroso e com preço acessível ao consumidor. O sucesso foi tão grande que com essa tendência outros sabores foram incluídos além do tradicional frango como: calabresa, carne, peixe e carne seca. Além disso, os formatos variaram também e foram incluídas as bolinhas de queijo, os kibes, os croquetes, os travesseirinhos e claro, os sabores doces como churros de doce de leite e coxinha de chocolate que também passaram a fazer parte do cardápio oferecido aos clientes. Olha aí a oportunidade de venda: copos de sabores salgados e de doces! Adicione a bebida ao combo e o sucesso é certo!

• Apresentação:

É muito comum, como forma de apresentação desse produto, utilizar os copos de plástico (que tem um custo menor) ou de acrílico com um adesivo da logomarca (os tamanhos comercializados variam entre 200, 300, 400 e 700 ml). Mas, com o sucesso desse formato de venda, outras alternativas de embalagens foram sendo lançadas no mercado como as caixas e cones personalizados. Há inclusive algumas que já possuem a facilidade de acoplar um copinho com o molho para acompanhar. Outra grande tendência são os copos bolha, onde na parte de baixo coloca-se a coxinha ou churros, por exemplo e na parte de cima o molho ou doce. Todas as alternativas que fogem do comum dão mais visibilidade, geram maior curiosidade e vontade de consumir por parte do cliente.

• Divulgação:

A própria embalagem já é uma forma de divulgação do produto. Além disso, ter perfis nas mídias sociais como instagram e facebook, e criar listas de transmissão são formas baratas e simples de apresentar seu trabalho. Comece mostrando o produto para seus amigos, vizinhos e conhecidos, pense em fazer parcerias e crie promoções atrativas.


Ok! Falamos sobre produto, mas e quanto à ESTRUTURA?

Conforme dito acima, o peso varia entre 7 e 12 gramas e por serem pequenos são mais difíceis de serem modelados à mão. Para garantir a padronização de massa, recheio, tamanho e formato o ideal é investir em uma máquina de salgados (também conhecida como máquina de fazer coxinha ou modeladora). Com ela, você pode produzir até 5.000 unidades por hora (recheadas ou não). Por caberem em pequenos espaços, você pode iniciar o negócio na cozinha de casa ou em pequenos pontos comerciais. Você precisará também de outros tipos de equipamentos como freezer, por exemplo.

Além de todas essas informações, busque conhecer mais sobre seu público-alvo, quais sabores poderão ter maior aceitação, que tamanhos serão mais vendidos, que tipo de promoção pode ser mais atrativa, qual o melhor horário de funcionamento, se haverá revenda de salgados e doces congelados e qualquer outra condição que você considere especial para seu negócio. Invista ainda numa logomarca atrativa e que seja a cara do seu empreendimento.

Lembre-se sempre dos aspectos abaixo:

– HIGIENE: esse item deve passar pela escolha de seus fornecedores, por toda sua linha de produção, e pelo cuidado no ambiente de trabalho como a utilização de toucas, luvas e máscaras quando necessário.

– FOCO NA QUALIDADE: por mais que seja um produto com baixo custo de produção, isso não significa que você irá oferecer um produto de baixa qualidade. Pelo contrário: zelar por esse quesito é fundamental!

– ATENDIMENTO: sim, isso faz diferença em relação aos concorrentes! Além de oferecer qualidade no salgado, o cliente precisa se sentir acolhido, atendido com atenção e bom humor!

Aposte também na versatilidade dos mini salgados com as nossas dicas.

Conforme mencionado mais acima uma massa saborosa é essencial! Disponibilizamos abaixo uma receita de massa base. Confira!

Massa básica para salgado sem leite:

Ingredientes:

2,75 Kg de Caldo Base

1,8 Kg de água

450 g de margarina 80% de lipídeos ou manteiga

70 g de sal

2,57 Kg de farinha de trigo PENEIRADA

Modo de fazer:

Disponha numa panela grande: caldo base, a água, a margarina e sal. Espere abrir fervura, baixe o fogo para o mínimo possível e adicione a farinha de uma só vez. Misture sempre para não empelotar, puxando a massa das laterais para o centro até que comece a soltar do fundo da panela.

Mexa até que seja completamente absorvida e a massa fique lisa e homogênea (6 minutos aproximadamente).

Para utilizar na modeladora, a massa deve ser resfriada.

Aqui no nosso blog, você pode encontrar outros posts com mais receitas de massas, recheios e muitas dicas!

                Esperamos que tenha gostado!

                Interlaser Máquinas

Share this post

Comments (2)

  • Rejane Reply

    Gostaria de seguir vcs e não consegui. Abraços

    julho 26, 2020 at 9:00 pm
    • Interlaser Soluções Reply

      Bom dia, no Facebook e Youtube procure por @interlasermaquinas e no Instagram @interlaser_maquinas, todo conteúdo postado aqui saí um stories ou post sobre!

      agosto 3, 2020 at 12:02 pm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *