Entrar
Nome de usuário ou e-mail *
Senha *
Lembre-me
Acessar
Perdeu sua senha?
Nenhum produto no carrinho.
19 de março de 2020
Olá!
Você tem dúvidas sobre o que deve ser levado em consideração na hora de calcular o preço do seu produto?
Pois bem, levantamos nesse post, aspectos que são a base para a formação de preços. Mas, para darmos andamento, tente responder as perguntas abaixo em relação ao seu negócio:
– Quanto custa produzir cada produto?
– Quais os seus custos fixos e variáveis?
– Qual o lucro almejado?
– Conhece o valor de mercado do seu produto?
Conseguiu responder? Caso não, saiba que, sendo seu empreendimento grande ou pequeno, é de suma importância ter esses dados na “ponta do lápis”. Vamos lá?
Para calcular quanto custa a matéria prima, é necessário fazer o levantamento de todos os valores que compõe o seu produto. Por exemplo, no caso da coxinha, quanto custa a farinha de trigo, manteiga, margarina, sal, flocos de batata, frango, leite, temperos… Frete, seguros e impostos também entram aqui. Importante fazer tal controle numa planilha, sistema ou mesmo tabela feita à mão para que você saiba exatamente qual o custo da matéria prima para produzir cada item ou unidade do seu cardápio.
Um dos segredos do sucesso, é saber comprar! Então, esteja sempre atento às promoções e facilidades para a compra de insumos, por exemplo.
Os custos fixos são todos aqueles que produzindo/vendendo ou não, terão que ser pagos. Como exemplo, temos: aluguel, condomínio, IPTU, pro labore, salários e encargos…
Já os custos variáveis, como o nome diz, variam conforme sua produção ou venda. Aqui, entram: comissões de vendas, taxas de cartões de crédito, matéria prima, água, energia, gás, impostos sobre vendas…
É a diferença entre receita e todos os custos que foram necessários para produzir, comprar e comercializar seu produto. Portanto, defina quanto deseja obter de lucro e tente ser fiel à ele.
Então, quer otimizar e padronizar sua produção? Conheça nossa formadora JETFOOD+? Clique ao lado e inicie uma conversa com nossos consultores.
Por fim, analise seus concorrentes e seu público alvo. Verifique se seu preço está adequado ou se tem algo a ser modificado.
Todos os aspectos mencionados acima devem fazer parte do cálculo do valor unitário do seu produto e além deles, é importante considerar um adicional de 5 a 7% do custo total para “itens diversos” como: detergente, esponja, luvas, touca… Lembre-se também de acrescentar o valor da embalagem e entrega ao custo final.
Fazer esse levantamento de informações pode parecer bem trabalhoso, mas com isso, é possível definir novas estratégias de venda (ou compra), cortar custos desnecessários e principalmente aumentar seu lucro!
Boas vendas!
Interlaser Máquinas
Seu Nome *
Seu melhor e-mail
Seu Whatsapp *
Ao realizar o cadastro, você concorda com os Termos e condições de nossa Política de Privacidade.
Outras Matérias
Ano Novo de oportunidades: Máquinas para transformar sonhos em realidade
Guia Completo para escolher sua máquina de salgados ideal
Criando network em seu negócio
Ideias de presentes de Natal para surpreender em 2024
Destaques