Como fritar salgados sem estourar

como fritar

Como fritar salgados sem estourar

Se você está na procura de como fritar salgado congelado sem estourar, então você está no lugar certo!

Salgados estourados realmente são uma das principais coisas que aterrorizam cozinheiros que trabalham com a venda desses alimentos.

E não é para menos, afinal de contas, quando o salgado estoura ele não pode ser vendido, o que significa que foram desperdiçados ingredientes, tempo dedicado à produção e também força de trabalho.

Lidar com salgados estourados com frequência também é algo que desanima muitos empreendedores do ramo alimentício a ponto deles desistirem da ideia de trabalhar com alimentos congelados.

Essa desistência é negativa para esses empreendedores e para os seus negócios, pois os salgados congelados são uma mão na roda para produzir alimentos e servir os clientes com mais rapidez e praticidade, além de ajudar com demandas de encomendas de última hora.

Então, para te dar uma mãozinha de como driblar esse problema, preparamos esse artigo sobre como fritar salgado congelado sem estourar, para que você obtenha sucesso do começo ao fim da sua receita.

Bora ficar por dentro dessas dicas? Acompanhe a leitura!

Por que os salgados congelados estouram?

Antes de seguirmos para as nossas dicas de como fritar salgado congelado, queremos explicar a você qual o motivo desse fenômeno acontecer na cozinha.

O estouro dos salgados geralmente é ocasionado por vapores de água que são capazes de aumentar a pressão dentro do salgado durante o processo de fritura.

E esse acúmulo de água pode vir do recheio, da massa ou até mesmo pelo processo de descongelamento antes da fritura.

Mas existem algumas maneiras de driblar esse erro. E isso é o que vamos te ensinar na sequência, ao longo do passo a passo de como fritar salgado congelado sem estourar.

Como fritar salgado congelado: 6 dicas para não estourar!

Para saber como fritar salgado congelado sem estourar, você deve, antes de tudo, congelar os salgados antes da fritura, nunca descongelá-los antes de fritar, acertar na quantidade de óleo, manter o óleo na temperatura ideal, ficar de olho na retenção de líquidos, garantir que os seus salgados ficarão imersos no óleo, prestar atenção no tempo correto de fritura e, para finalizar, deixar o óleo escorrer.

Na sequência, ensinaremos como fazer corretamente cada um desses passos para ajudar você a como fritar salgado congelado sem erros. Vamos lá?

óleo enchendo panela para fritar salgado congelado sem estourar

Congele os salgados antes da fritura

O primeiro passo para aprender a como fritar salgado congelado está na maneira certa de congelá-los.

Para isso, você deve colocar os salgadinhos já empanados em um recipiente – ainda crus – e organizá-los lado a lado.

Depois, passe o plástico filme e coloque eles no freezer por aproximadamente duas horas.

Quando eles já estiverem congelados, coloque cada um deles em um saco próprio para congelamento, pois desta forma eles conseguem durar até três meses congelados.

Jamais descongele os salgados antes de fritar

Quando você descongela o salgado antes de fritar, eles perdem totalmente a crocância e também sujam muito os equipamentos que você usa para fazer salgados.

Além do mais, o congelamento muda toda a consistência do salgado e aumenta a chance da sua massa quebrar por conta da umidade causada pelo congelamento.

Até mesmo o recheio do seu salgado pode passar por modificações no sabor quando você descongela ele antes de fritar.

Então, anote essa dica para não passar por todos esses prejuízos: nunca descongele o salgado antes de colocá-los no óleo.

A maneira certa de como fritar salgado congelado sem estourar é tirando eles do freezer dez minutos antes do momento da fritura, para que eles consigam derreter um pouco –  o suficiente para perder os flocos de gelo que ficam em cima deles.

Mas fique de olho, nada de descongelar o salgado por completo!

Acerte a quantidade de óleo

Tão importante quanto a temperatura do óleo para aprender a como fritar salgado congelado sem estourar, é acertar a quantidade de óleo que você colocará na panela.

Nesse sentido, a quantidade ideal é a de óleo suficiente para conseguir cobrir todos os seus salgados a ponto de deixá-los imersos, para que você consiga uma fritura uniforme, sem estragar os formatos dos alimentos e sem riscos de estouros.

Óleo na temperatura ideal

Após encher a sua panela com óleo suficiente para cobrir o seu salgado até eles ficarem imersos, é hora de aprender a deixar o óleo na temperatura ideal para fritura.

Com isso, a temperatura ideal é entre 180ºC e 200ºC. Abaixo disso, os seus salgados correm o risco de ficarem encharcados e de estourarem.

E caso a temperatura fique acima disso, os salgados podem ficar dourados por fora, mas crus e frios por dentro.

Nenhuma das opções é boa, concorda? Então, para evitá-las, mantenha o seu óleo entre 180ºC  e 200ºC.

Para ter certeza de que você acertou a temperatura do óleo, o recomendável é que você use um termômetro culinário.

Mas caso você não tenha esse objeto, poderá seguir esta outra dica: coloque um palito de fósforo dentro do óleo. Ele será seu indicador para quando o óleo atingir a temperatura correta para a fritura. Quando o palito de fósforo acender, baixe para fogo médio.

pastéis congelados sendo fritos sem estourar

Atente-se à retenção de líquidos

Seguindo com as dicas de como fritar salgado congelado, é preciso ficar atento à retenção de líquido.

Isso porque, quando um salgado é congelado, ele guarda líquidos que são capazes de criar uma reação com óleo.

E o pior que pode acontecer nesse cenário não é o seu salgado estourar, mas sim você ter queimaduras e machucados.

Para evitar isso, a nossa sugestão é que você não jogue o salgado no óleo diretamente com as suas mãos e sempre coloque uma quantidade pequena de cada vez para evitar que o óleo espirre.

Garanta que seus salgados fiquem imersos no óleo

Como você viu até agora, os passos de como fritar salgado congelado envolvem principalmente escolher um recipiente onde os salgados fiquem completamente imersos no óleo e com temperatura ideal de 180° para a fritura. 

E para seguir a sua fritura com sucesso, todos os seus salgados precisam ficar submersos no óleo.

Para isso, é indicado que o nível do óleo da sua panela ultrapasse cerca de 1cm acima dos salgados, pois dessa maneira eles ficarão completamente imersos, mesmo que se movimentem dentro da panela.

Atenção com a quantidade e o tempo de fritura

O recomendável é que você coloque cinco unidades de salgados pequenos ou duas unidades de salgados grandes dentro da sua panela com óleo na temperatura correta.

Em relação ao tempo de fritura, os salgados pequenos levam entre 2 a 3 minutos para ficarem prontos.

Já os salgados grandes precisam ficar entre 4 e 5 minutos imersos no óleo para ficarem prontos.

Busque ficar atento a esses tempos e segui-los à risca, pois caso eles sejam ultrapassados, os salgados podem estourar facilmente.

Escorra o óleo e vualá!

Agora chegamos na etapa final, a hora de escorrer o óleo!

Até aqui, seguindo os passos anteriores, você provavelmente estará com salgados em tamanhos uniformes e sem nenhuma falha.

Então, escorra bem o óleo e dê um tempinho para o seu salgado descansar antes de ser servido – mas nada de deixar ele esfriar, viu!

E pega essa dica: o óleo dos salgados não deve ser escorrido em papel toalha. O certo é que eles fiquem suspensos sobre uma peneira, para que o ar consiga circular por cima  por baixo.

Quanto ao tempo de escorrimento, os salgados pequenos podem ficar nesse processo por cerca de 2 minutos, enquanto salgados os grandes podem ficar de 5 a 6 minutos. 

Assim você garante salgados saborosos e quentinhos!

salgados dourados e crocantes fritos no óleo

Salgados dourados e crocantes

Chegou o momento tão esperado de servir os seus salgados dourados e crocantes, depois de aprender a como fritar salgado congelado sem estourar!

Como você viu, depois de passar por todo o processo de fritura, antes de servir você deve deixar os seus salgados pequenos escorrendo entre 1 a 2 minutos, enquanto os salgados grandes devem ficar entre 5 a 6 minutos com o óleo escorrendo.

Além do mais, é importante citarmos aqui que no processo de fritura de salgados congelados, há um maior tempo de exposição do exterior do salgado ao calor, tornando sua “casca” mais crocante e dourada. 

Isso acontece porque o recheio, também congelado, tomará um tempo maior para esquentar do que em um salgado a temperatura ambiente, diminuindo também as chances de vapores de água se formarem em seu interior, assim, o risco de estouro é diminuído drasticamente e os salgados ficam mais apetitosos e crocantes.

Então, o risco de estouro nunca será descartado, já que depende do controle de tempo, temperatura, preparo do recheio e também da massa, porém este método de como fritar salgados sem estourar foi pesquisado e testado, obtendo bons resultados.

Para melhorar ainda mais sua produção de salgados, conte com a Interlaser Máquinas e conheça a Jetfood Master.

Conclusão

Com esse artigo, a nossa missão era ensinar a você como fritar salgado congelado sem estourar.

Para isso, trouxemos um passo a passo com as seguintes dicas:

  • congelar corretamente os salgados antes da fritura;
  • nunca descongelá-los antes de fritar;
  • acertar na quantidade de óleo;
  • manter o óleo na temperatura ideal;
  • ficar de olho na retenção de líquidos;
  • garantir que os seus salgados ficarão imersos no óleo;
  • prestar atenção no tempo correto de fritura 
  • deixar o óleo escorrer.

E para que a sua produção de salgados seja ainda melhor, conte com as máquinas da Interlaser!

Compartilhar esta postagem

    SOLICITAR ORÇAMENTO